Nono dígito chega aos celulares de Minas Gerais, Bahia e Sergipe

Por Redação | 12.10.2015 às 12:05

Primeiro foi em São Paulo, depois no Rio de Janeiro, em Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, na Paraíba, Pernambuco, Alagoas, e também no Espírito Santo. Agora, a inclusão do dígito “9” antes dos números de telefone celular também acontece em Minas Gerais, Bahia e Sergipe. A mudança está ativa desde o último domingo (11).

A fim de dar tempo suficiente para que os usuários se adaptem à novidade, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) permite que as chamadas feitas para os antigos números com oito dígitos continuem sendo completadas até o dia 20 de outubro. A partir do dia 21, caso o usuário não inclua o 9 antes do número do celular para o qual deseja telefonar, a ligação não será completada e será exibida uma mensagem de voz alertando sobre a mudança.

Já depois de 18 de janeiro, a mensagem de aviso deixará de existir. A mudança vale também para o envio de mensagens de texto, não se limitando somente às ligações. Um detalhe importante é sobre os números da Nextel, que utilizam o serviço iDEN, pois esses especificamente continuarão funcionando com oito dígitos, não sendo incluídos na mudança. Já os números que utilizam linhas GSM da operadora deverão receber o nono dígito, assim como os demais de outras operadoras.

Cabe ao usuário atualizar sua agenda de contatos, mas não é preciso incluir o 9 manualmente antes de cada número salvo. Para resolver o inconveniente, basta procurar pelo termo "9 dígito” na loja de apps do seu celular que diversos aplicativos com essa especialidade serão oferecidos - alguns são até gratuitos.

Outra preocupação de muitas pessoas é sobre o WhatsApp, mas a gente explica: não é necessário alterar o seu número nas configurações do app de conversa. Ao atualizar sua agenda, o aplicativo automaticamente atualizará a informação de todos os seus contatos.

Fonte: R7