Nokia reforça foco em software ao comprar a Comptel por 347 milhões de euros

Por Redação | 09.02.2017 às 09:46

A Nokia, que já foi a maior fabricante mundial de celulares, realmente quer que o mundo saiba que agora é uma empresa de software. A companhia anunciou nesta quinta-feira (9) que pretende comprar a também finlandesa Comptel, empresa especializada em soluções de comunicações de dados móveis baseadas em software para operadoras, por 347 milhões de euros.

"A aquisição planejada faz parte da estratégia da Nokia de construir um negócio de software autônomo em escala, expandindo e fortalecendo seu portfólio e capacidades de vendas com uma rede de parceiros estratégicos", disse a companhia em comunicado.

O software da Comptel é hoje utilizado por mais de 300 operadores, abrangendo 1,2 clientes em 90 países, e processa 20% da utilização diária de dados móveis do mundo, com ênfase nos mercados em desenvolvimento.

Com a compra da Comptel, a Nokia sai ganhando em vários sentidos: nova tecnologia de software, uma rede de pessoas para vender serviços ao mercado e uma base de operadoras que já estão usando os serviços da Comptel e podem ser incrementadas para uma ampla gama de produtos.

Fonte: Reuters