Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nokia e Samsung expandem acordo sobre patentes móveis

Por| 26 de Outubro de 2018 às 12h08

Link copiado!

Nokia e Samsung expandem acordo sobre patentes móveis
Nokia e Samsung expandem acordo sobre patentes móveis

A Nokia e a Samsung anunciaram nesta sexta-feira (26) a extensão de seu acordo relacionado a patentes de tecnologia. A empresa finlandesa tem licenciado oficialmente muitas de suas tecnologias móveis para a sul-coreana desde 2016 em um contrato que expirava no final de 2018; agora, ele foi estendido por “múltiplos anos”.

A novidade, como normalmente acontece com termos dessa categoria, não veio acompanhada de detalhes, mas, se seguir o padrão da união entre as duas companhias, deve garantir que a Samsung possa continuar a utilizar as tecnologias registradas da Nokia pelo menos até 2021. É um movimento necessário para a companhia asiática, uma vez que muitas das inovações presentes em seus smartphones, principalmente em termos de redes, são fruto de licenciamentos com a companhia europeia.

Em comunicado, a Nokia citou a Samsung como uma das líderes do mercado mobile e também uma parceira antiga, com a continuidade dessa união garantindo o progresso destes dois status. Na visão de Maria Varsellona, diretora legal e do setor de tecnologia da fabricante finlandesa, a extensão é uma boa notícia para ambos, demonstrando a força do portfólio de patentes de uma e o desejo de continuar no topo da outra.

Além disso, a executiva citou como fundamental o acordo, tanto na continuidade de seus esforços de pesquisa e tecnologia quanto na implementação das redes 5G, ainda em andamento, mas mais próxima dos usuários finais do que nunca. Nesse ensejo, afirmou ela, a colocação de tecnologias em produtos da Samsung é fundamental.

Continua após a publicidade

A venda de patentes é, hoje, uma das principais fontes de receita da Nokia. Antes uma das principais fabricantes do mercado móvel, se não a maior de todas, ela voltou seus olhares aos setores de infraestrutura na medida em que os smartphones dominavam o segmento. Recentemente, entretanto, ela retornou ao mundo dos celulares por meio de um licenciamento de sua marca para terceiros e o lançamento de aparelhos com o sistema operacional Android.

Além da Samsung, a Huawei é outra grande parceira da Nokia quando o assunto são patentes. Além disso, a empresa da Finlândia é uma das principais contribuidoras do desenvolvimento e pesquisa de redes 5G. Ela é detentora de boa parte das tecnologias registradas relacionadas ao padrão, o que deve render a ela muitos dividendos na medida em que a implementação for acontecendo.

Fonte: Nokia