Nokia e BT Group fecham parceria para desenvolvimento da tecnologia 5G

Por Redação | 22.08.2016 às 13:23
photo_camera Divulgação

A empresa finlandesa Nokia e a britânica BT Group fecharam uma parceria que deverá ser de grande importância para as projeções de ambas com relação à tecnologia de conexão móvel 5G. Com o acordo, as empresas esperam grandes avanços em pesquisa e desenvolvimento da tecnologia.

Embora o 4G seja relativamente novo, o 5G irá alcançar melhores condições de conexão, permitindo transmissões simultâneas de conteúdo com grande quantidade de dados, como Realidade Virtual e vídeos 360º. Ao trabalharem juntas, Nokia e BT querem flexibilidade e facilidade de utilização das redes móveis, reduzindo a latência para suportar comunicação críticas, permitir uma maior eficiência energética e utilização da maior banda para diferentes aplicações.

"A nova flexibilidade [oferecida pelo 5G] será fundamental para suportar novos serviços empresariais e de consumo baseadas na Internet das Coisas, incluindo carros conectados, cidades inteligentes e aplicações remotas de monitoramento de saúde", disse a BT Group.

A EE, de propriedade da BT Group, possui a maior rede 4G no Reino Unido e deverá cobrir 95% do país até 2020, segundo o CEO da empresa, Howard Watson. Com tal infraestrutura, a Nokia trará sua experiência de trabalhar em tecnologia 5G, onde atua nos Estados Unidos com a operadora Verizon.

A BT e a Nokia irão juntas pesquisar "potenciais usos da tecnologia 5G para consumidores, a criação de uma prova de conceito e desenvolver padrões e equipamentos". Por enquanto, os testes ainda estão sendo feitos somente em laboratórios. A expectativa é que o novo padrão 5G de tecnologia móvel chegue aos consumidores apenas em 2020.

Via Neowin