No Brasil, 4G ultrapassa os 20 milhões de acessos e cresce 308% em 12 meses

Por Redação | 09 de Dezembro de 2015 às 11h03
photo_camera Divulgação

Entre outubro de 2014 e outubro de 2015, o número de acessos à internet usando a tecnologia 4G cresceu 308% no Brasil, atingindo 20,4 milhões de conexões em todo o país. Somente neste período, foram ativados 15 milhões de novos acessos. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) nesta segunda-feira (07).

Segundo o levantamento, a rede de quarta geração está presente em 359 municípios brasileiros, onde reside mais da metade da população do país (52%). Já a rede 3G já está instalada em 4.295 cidades, que concentram 94% da população brasileira. No último ano, houve um crescimento de 13% no número de municípios cobertos pela internet móvel de terceira geração.

A banda larga móvel - considerando os acessos em 3G e 4G - se manteve com um número estável de acessos, porém apresentou crescimento da cobertura em níveis expressivos. Por exemplo, de todas as cidades que já receberam a conexão 4G, 230 delas passaram a contar com a tecnologia neste último ano. Já ao considerar a banda larga total (fixa e móvel), o crescimento desde outubro de 2014 foi de 26%, 47 milhões de novos acessos ativados.

Segundo a Telebrasil, “a banda larga móvel vem se colocando como o principal veículo de inclusão social no mundo e especialmente na sociedade brasileira”. Por exemplo, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2014, que investiga o uso das tecnologias de informação em residências urbanas e rurais, 76% dos usuários de internet no Brasil acessam a rede por smartphones. Ainda de acordo com a ComScore, empresa norte-americana de análises de internet, 63% do tempo online do brasileiro é gasto em dispositivos móveis.

Fonte: Telebrasil

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.