Mais de 2 milhões de brasileiros realizaram portabilidade no primeiro trimestre

Por Redação | 12 de Julho de 2016 às 10h58

De acordo com um relatório da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), no primeiro trimestre deste ano mais de 2,18 milhões de usuários de telefonia fixa e móvel no Brasil trocaram de operadora por meio da portabilidade numérica. O relatório mostra que 72% dos pedidos de portabilidade foram realizados por usuários de telefones móveis, enquanto os outros 28% foram assinantes do serviço fixo.

Também foram registrados 1,11 milhão de transferência somente nos meses de abril a junho. Cerca de 821,55 mil, ou 74%, foram migrações entre operadoras por iniciativa dos usuários de telefones móveis e 292,84 mil, ou 26%, para os clientes de telefones fixos.

Em setembro de 2008 foi iniciado a prestação do serviço de portabilidade numérica de maneira gradativa no país. Desde então, até o dia 30 de junho deste ano, foram efetivadas 32,58 milhões de transferências, sendo que 20,41 milhões, ou 63%, foram entre operadoras de telefonia móvel e 12,17 milhões, ou 37%, entre operadoras de telefonia fixa.

Os interessados em trocar de operadora e manter o número do telefone devem ir até a operadora que desejam migrar e pedir uma nova habilitação, mantendo o número atual. O processo de portabilidade deve ser concluído em até três dias úteis, contados a partir do dia da solicitação feita pelo consumidor. Vale ressaltar que a portabilidade só pode ser feita na área de abrangência do mesmo DDD e dentro do mesmo serviço (móvel para móvel ou fixo para fixo).

Via Agência Brasil

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.