Publicidade

Mais de 140 cidades brasileiras já podem usar a rede 4.5G de internet móvel

Por| 18 de Janeiro de 2018 às 13h17

Link copiado!

Mais de 140 cidades brasileiras já podem usar a rede 4.5G de internet móvel
Mais de 140 cidades brasileiras já podem usar a rede 4.5G de internet móvel

Incluindo Brasília, São Paulo e o Rio de Janeiro, mais de 140 cidades do Brasil recebem a partir desta quinta-feira (18) a conexão móvel 4.5G da Claro. A tecnologia chega nas principais cidades e regiões metropolitanas do país, e foi concebida para ampliar a capacidade de transmissão de dados nas redes móveis, com maior velocidade média de navegação (até 10 vezes mais do que o 4G).

"Durante o ano passado, modernizamos mais da metade das torres de transmissão da Claro em todo o Brasil, incluindo a implantação de 2 mil sites novos. Vamos continuar investindo para melhorar ainda mais a cobertura e a qualidade de sinal da nossa rede", declarou Paulo Cesar Teixeira, CEO da operadora.

Ainda segundo a Claro, o 4.5G pode atingir velocidades similares às das rede fixas de fibra óptica, quando suportado em smartphones compatíveis com a tecnologia. A maior velocidade é possível pois o 4.5G conta com agregação de faixas, permitindo a consolidação de diferentes faixas de frequência em uma mesma portadora. Ainda, um volume muito maior de dados é transmitido por conta da Modulação Avançada 256QAM, esquema que permite maior eficiência espectral.

Entre os modelos de smartphones disponíveis no mercado nacional que já suportam o 4.5G, estão os Galaxy Note 8, S8 e S8+, da Samsung; Moto Z2 Force, da Motorola; LG G6; Sony ZX Premium, e iPhone 8 e X, da Apple. Contudo, a evolução da rede para o 4.5G acaba melhorando o serviço para todos os usuários da rede 4G, independente de qual aparelho esteja em uso. "É como construir uma nova estrada ao lado da que já existia. Melhora para quem trafega na nova, mas também para quem continua usando a estrada anterior, pois o movimento diminui", explica o executivo.

Continua após a publicidade