Mais da metade dos jovens brasileiros possui smartphone, revela pesquisa

Por Redação | 26 de Novembro de 2015 às 09h42

Uma das principais operadoras de telefonia atuantes no Brasil, a Oi encomendou uma pesquisa com cerca de 5 mil consumidores de todas as operadoras, tanto de planos pré quanto pós-pagos, em todo o país para identificar hábitos do usuário brasileiro de telefonia móvel. O resultado mostrou que 53% dos jovens com até 29 anos possuem smartphone. Já no grupo de pessoas entre 30 e 45 anos, o uso de smartphones fica na faixa dos 43%, caindo para 24% ao avaliar a população que tem mais de 45 anos.

O intuito da pesquisa foi identificar as preferências e costumes do consumidor nacional, servindo como base para direcionar melhor as ofertas das operadoras. Os pesquisados tiveram a oportunidade de dar uma nota de 1 a 10 para três serviços oferecidos: planos de voz, dados e SMS.

O serviço de voz foi o campeão no quesito satisfação em todas as faixas de idade, recebendo 4,3 pontos no grupo dos jovens; 4,8 nos adultos entre 30 e 45 anos, e 5 no grupo com mais de 45 anos. Já a categoria planos de dados recebeu as notas 3,8, 3,2 e 3 das respectivas faixas etárias; enquanto a oferta de SMS ficou com as menores notas, não passando de 2 pontos.

A pesquisa também revelou que somente 32% dos jovens brasileiros utilizam mais de um chip, número esse que sobe para 46% entre os entrevistados com idade intermediária e ficando nos 41% no grupo com mais de 45 anos. Outro dado mostrado pelo estudo foi um aumento na preferência dos serviços de dados no lugar do serviço de voz, já que um número cada vez maior de pessoas tem aderido aos aplicativos de redes sociais, e-mails e bancos. No entanto, o levantamento mostrou que, no geral, a população ainda prefere fazer ligações para se comunicar com pessoas mais próximas.

Fonte: Mobile Time

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.