Levantamento da Netflix sugere leve queda da velocidade da internet no Brasil

Por Wagner Wakka | 15 de Maio de 2018 às 14h31
TUDO SOBRE

Netflix

A Netflix faz mensalmente uma análise de provedores de internet em todo mundo, incluindo o Brasil. A empresa resolveu divulgar alguns números e traz uma notícia um pouco triste para nós. Os provedores brasileiros apresentaram queda de velocidade em abril tanto em relação à análise de maio, quanto ao mesmo período do ano passado. A média atual da velocidade brasileira é de 2,605 Mbps.

No Brasil, a Live TIM lidera o ranking com média de 3,06 Mbps, seguida por Net Virtua (2,96 Mbps) e Vivo Fibra (2,84 Mbps). Os números representam leve queda em relação a março deste ano, quando provedores tiveram média de 2,690 Mbps.

Caso se compare com abril de 2017, também houve diminuição. No ano passado, a média era de 2,655 Mbps. Apenas Oi e Vivo Internet registraram aumento de velocidade no período.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Imagem mostra velocidade média de cada provedora (Imagem: Netflix)

A empresa levanta estes dados baseada na conexão de usuários nas plataformas da Netflix. “No horário nobre, calculamos a média de bits de conteúdo da Netflix em megabits por segundo (Mbps) transmitidos por assinantes da Netflix segundo o provedor de Internet. Medimos a velocidade em todos os aparelhos compatíveis com conteúdo Netflix, exceto nos poucos aparelhos cuja taxa de bits não pode ser medida com exatidão e streams via redes móveis. A velocidade indicada no Índice de velocidade de conexão Netflix não é uma medição do desempenho máximo nem da capacidade máxima de um provedor de Internet”, explica o site.

Evolução da velocidade da internet em um ano (Imagem: Netflix)

Mundo

No relatório da Netflix, o Brasil não passa nem perto de estar no topo da tabela mundial. O Ranking atualmente é liderado pela Suíça, país que tem apresentado queda na velocidade no ano. Os provedores suecos trazem média de 4,13 Mpbs de velocidade, seguido de Hong Kong (4,05 Mpbs), Irlanda (4,03 Mpbs), Holanda (4,03 Mpbs) e Romênia (3,98 Mpbs).

Destaque para a infraestrutura de Hong Kong. O país conseguiu fazer  aumento de 0,29 Mpbs em um ano, passando de 9º para 2º lugar na lista da Netflix.

Ranking global, relacionando os 10 países com maior média de velocidade (Imagem: Netflix)

Fonte: Netflix

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.