Publicidade

Fox perde liminar que permitia venda de canais ao vivo pela internet

Por| 05 de Dezembro de 2019 às 10h29

Link copiado!

Fox perde liminar que permitia venda de canais ao vivo pela internet
Fox perde liminar que permitia venda de canais ao vivo pela internet

A Fox voltou a perder o direito de vender seus canais com transmissão ao vivo ao lado de sua oferta sob demanda por meio do serviço Fox+. O tema é motivo de discussão desde junho deste ano entre operadoras de TV por assinatura e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), cujas normas não permitem esse modelo. O órgão, inclusive, já havia pedido a interrupção da prática, mas, por meio de liminar, a empresa pôde manter a oferta no ar.

A decisão que permitia essa comercialização foi derrubada nesta quarta-feira (4) pelo juiz Marcello Rebelo Pinheiro, da 16ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal. O caso vem sendo discutido desde junho deste ano e tem a lei nº 12.485/2011 como principal ponto de partida. Ela restringe apenas às operadoras de televisão a cabo o direito de vender canais de televisão ao vivo, mesmo que por meio de aplicativos independentes. Foi por causa desta regra que, em junho, a Anatel pediu que a Fox interrompesse essa oferta por meio de seu serviço próprio, que poderia ser assinado por qualquer usuário, fosse ele cliente de TV por assinatura ou não.

O canal acatou a decisão, mas no começo de julho obteve a liminar agora derrubada e voltou a comercializar seus canais ao vivo desta maneira. A ação original da Anatel aconteceu após pedido da Claro e da NET e foi tomada em prol da concorrência no setor e do respeito às normas do segmento, apesar de o próprio superintendente de competição da agência, Abraão Balbino e Silva, ter afirmado na época que esse é um modelo arcaico e que a televisão por assinatura neste formato está "sentenciada à morte".

Ainda assim, era preciso cumprir a lei e, por isso, a Anatel seguiu em seu combate contra a liminar obtida pela Fox enquanto trabalha para alterar as normas do setor, algo que deve demorar. Entre outras dores de cabeça, a lei também já foi considerada um empecilho para a fusão da AT&T e WarnerMedia no Brasil, que pode ter de abrir mão de canais e ofertas por conta dela, e também pode frear a chegada de novos serviços ou iniciativas ao nosso país, principalmente plataformas pequenas.

Continua após a publicidade

Na ocasião em que a liminar de permissão foi emitida, Balbino e Silva afirmou que as próprias operadoras que pediram a suspensão da venda de canais ao vivo pelo Fox+ já estavam preparando ofertas semelhantes mesmo com a vigência de uma lei contrária a isso. Mais uma vez, um motivo para que a legislação seja alterada com agilidade, pois gera incerteza jurídica no cenário; por enquanto, entretanto, o trâmite com relação a isso ainda permanece enrolado em Brasília (DF).

Porém, antes mesmo da derrubada da liminar, a Fox já havia suspendido a venda de transmissão ao vivo por meio de seus próprios serviços. Em novembro, a empresa anunciou o fim dos aplicativos Fox+ e Fox Premium, que não mais poderiam ser assinados por usuários individuais. Os antigos membros permanecem com acesso, mas a renovação seria impossível, enquanto a plataforma, a partir de então, permaneceria aberta apenas no modelo antigo, por meio de um login fornecido pela operadora de televisão à cabo.

A mudança, claro, atendeu às normas regulatórias antes mesmo de a Anatel obter a decisão divulgada nesta quarta, mas parece estar relacionada a um outro movimento: a compra da Fox pela Disney. A empresa não deu mais detalhes sobre a alteração nos planos, mas levando em conta a presença de conteúdo da marca no serviço Disney+, que chega ao nosso país no final de 2020, os motivos para o fim da venda unidade de canais ao vivo com conteúdo sob demanda parecem um pouco mais claros.

Fonte: TeleTime