Facebook e Google se unem em projeto de cabo submarino que liga países asiáticos

Facebook e Google se unem em projeto de cabo submarino que liga países asiáticos

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 17 de Agosto de 2021 às 13h56

Japão, Taiwan, Guam, Filipinas, Indonésia e Singapura devem ser conectadas por um novo cabo Submarino, chamado de Apricot, até 2024. O sistema, com 12 mil quilômetros de extensão, terá participação de Facebook e Google e seu objetivo é servir a região em sua demanda crescente por acesso de banda larga e conectividade móvel 5G.

A capacidade inicial da rede é de 190 Tbps (terabits por segundo), de acordo com o Facebook. Em março, as companhias já haviam anunciado os cabos submarinos Bifrost e Echo para conectar Singapura à costa oeste dos EUA. Echo e Apricot são sistemas complementares e, segundo o Google, devem aprimorar a resiliência da Google Cloud e de seus outros serviços digitais.

Imagem: Reprodução/Envato/Mint_Images

As empresas têm investido em infraestrutura de internet em regiões com grande potencial de crescimento. Juntas, elas já instalaram milhares de quilômetros de cabos submarinos e pretendem instalar ainda mais. No ano passado, o Google investiu US$ 10 bilhões para ajudar o esforço de digitalização da Índia nos próximos cinco a sete anos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além disso, em junho, o Google anunciou um cabo que vai ligar a costa leste dos EUA e a Argentina. Ao longo de 2020 e no início de 2021, Google e Facebook descartaram projetos que ligam os EUA a Hong Kong em razão de pressão política do governo americano, que aponta preocupações de segurança.

Fonte: Inside Telecom

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.