Publicidade

EUA pressionam Canadá por banimento da Huawei em redes 5G

Por| 15 de Outubro de 2018 às 11h33

Link copiado!

EUA pressionam Canadá por banimento da Huawei em redes 5G
EUA pressionam Canadá por banimento da Huawei em redes 5G
Tudo sobre Huawei

O governo dos Estados Unidos está pressionando o Canadá para que o país aplique o mesmo banimento aos equipamentos da Huawei ligados à infraestrutura de rede 5G. Senadores americanos enviaram cartas e entraram em contato com representantes do país vizinho, incluindo o primeiro ministro Justin Trudeau, pedindo uma revisão na decisão atual, de que uma proibição não seria necessária pois os produtos da fabricante não seriam um risco.

Essa declaração foi dada no final de setembro por Scott Jones, diretor do Centro Canadense de Segurança Digital. Segundo ele, o país possui capacidades mais avançadas que a de seus aliados para a realização de testes, e eles não encontraram irregularidades nos equipamentos da Huawei. Ele também afirmou que, caso uma ameaça exista, a nação está pronta para se defender e encará-la de frente, evitando brechas, backdoors e outros caminhos usados por hackers maliciosos.

Além disso, Jones citou que o Canadá possui boas relações com operadoras de telefonias e fabricantes de produtos para infraestrutura, o que inclui a Huawei. Ampliar o acesso à internet e às comunicações no país é fundamental para o governo e, na visão dele, um banimento à empresa chinesa vai contra esse projeto.

Em carta enviada a Trudeau, os senadores Marco Rubio e Mark Warner afirmaram estar muito preocupados com a decisão do Canadá, pois ela coloca em risco não apenas a segurança nacional do próprio país, mas também os esforços de cooperação com os EUA e a integridade dos dados de empresas e cidadãos americanos que tenham família, negócios ou outros interesses na nação vizinha.

Continua após a publicidade

Além disso, eles lembraram que, há décadas, Estados Unidos e Canadá se beneficiam de acordos de cooperação em telecomunicações que facilitam a implementação de novas tecnologias e o fortalecimento da infraestrutura, além de reduzir custos. No texto, eles dizem que a insistência em utilizar equipamentos da Huawei pode dificultar esse relacionamento, atrasando o desenvolvimento das redes 5G.

Rubio e Warner fazem parte do comitê de inteligência do senado americano, um dos responsáveis pela recente aplicação de um banimento aos produtos da Huawei em atividades de infraestrutura. O temor é quanto as relações entre a fabricante e o governo chinês, sejam elas forçadas ou não, que podem colocar em risco a integridade das comunicações em países ocidentais ou permitir ataques.

Desde que movimentos desse tipo começaram a acontecer, a Huawei nega veemente qualquer tipo de relacionamento com o governo chinês e afirma que seus produtos são seguros e capazes de passarem até mesmo nos testes de segurança mais rígidos. Em apelo à Comissão Federal de Comunicações, órgão americano similar à Anatel brasileira, a fabricante afirmou que a proibição do uso de seus equipamentos nos EUA interfere na competição e nos negócios da empresa, além de aumentar os custos de implementação do 5G e sua disponibilidade para a população.

Além dos Estados Unidos, a Austrália também baniu os dispositivos da Huawei em sua infraestrutura de telecomunicações. Enquanto isso, o governo do Canadá não respondeu publicamente aos apelos dos senadores americanos.

Continua após a publicidade

Fonte: Mobile World Live