EUA investirá US$ 400 milhões em redes 5G

Por Redação | 15 de Julho de 2016 às 17h10
photo_camera Divulgação

A Casa Branca anunciou um grande investimento em pesquisas visando a construções de redes sem fio 5G em todo país. O projeto, chamado de Advanced Wireless Research Initiative (Iniciativa de Pesquisa Avançada Wireless) contará com US$ 400 milhões do governo. Todo o projeto será conduzido pelo NSF (National Science Foundation) que estudará quatro programas de testes em larga escala nos próximos sete anos. O objetivo é analisar lugares onde a rede 5G poderia ser implementada.

O anúncio acontece apenas um dia após a Comissão Federal de Comunicações (FCC) iniciar a abertura de ondas de rádio em alta velocidade para preparar os Estados Unidos para as redes 5G. Ontem, o FCC informou que espera que as primeiras redes 5G cheguem ao país em 2020, depois que as ondas forem completamente abertas e a tecnologia estiver pronta.

O financiamento do projeto vem da NSF e de outras empresas privadas, como Samsung, AT&T, T-Mobile e Qualcomm. Empresas como a AT&T, Aliança para Soluções da Indústria de Telecomunicações e a Associação de Indústrias de Telecomunicações também fornecerão suporte técnico ao projeto. Embora ainda não seja claro como a tecnologia 5G vai afetar os consumidores nos Estados Unidos, o governo local mostrou estar disposto a investir pesado nas redes de quinta geração.

A NSF planeja começar a construção de plataformas de testes em cidades americanas ainda em 2017.

Via The Verge, Casa Branca

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.