Publicidade

EUA alerta aliados da região do Golfo contra o 5G da Huawei

Por| 16 de Setembro de 2019 às 14h30

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Huawei

A novela de relações estremecidas entre a Huawei e o governo dos Estados Unidos não parece nem um pouco próxima de um final — feliz ou não. No capítulo mais recente, a nação americana começou a alertar seus aliados na região do Golfo sobre a utilização de equipamentos 5G da fabricante chinesa.

Atualmente, nações como Emirados Árabes, Arábia Saudita e o Bahrein utilizam tecnologia da Huawei em algum grau para seus serviços de conectividade e desenvolvimento da rede 5G.

“Nós compartilhamos uma mensagem sobre a importância da segurança da tecnologia 5G e a aplicação de princípios de segurança contra riscos”, disse Robert Strayer, secretário adjunto do Departamento de Estado dos Estados Unidos para assuntos de comunicações cibernéticas internacionais e políticas de informação na quinta-feira (12). Ele acompanhava a visita de Ajit Pai, chefe da Comissão Federal de Comunicações (FCC) aos três países.

A “mensagem” acima foi seguida de uma ameaça de cortar o compartilhamento de informações e inteligência para países que se valham de equipamentos da Huawei em algum esforço. “Nós pensamos que, quando você aplica uma estrutura de segurança, espera-se que a Huawei acabe excluída das entregas do 5G”, disse Strayer durante uma conferência com jornalistas pelo telefone.

Continua após a publicidade

Ainda não se sabe se as afirmações de Washington surtiram algum efeito. Em março desde ano, Kamal bin Ahmed Mohammed, ministro das telecomunicações do Bahrein, disse que a Huawei havia atingido os padrões de segurança pedidos pelo país e não havia encontrado qualquer motivo para suspeitar da tecnologia chinesa. A Arábia Saudita e os Emirados Árabes não emitiram qualquer comunicado oficial, mas fontes próximas ao caso alegaram que, internamente, a cúpula governamental de ambos os países dizem que podem “gerenciar o risco”.

As três nações também utilizam tecnologias de outras empresas para a entrega do 5G.

Fonte: VentureBeat