Em meio à crise financeira, Bayard Gontijo deixa a presidência da Oi

Por Redação | 10.06.2016 às 22:15
photo_camera Divulgação

Nesta sexta-feira (10), Bayard Gontijo, Diretor Presidente da Oi, renunciou ao cargo. Assim, quem assumirá o lugar do executivo, segundo informações divulgadas pela própria companhia, será o atual diretor financeiro, Marco Schroeder, que iniciará a função como presidente definitivo, acumulando as funções.

De acordo com as fontes, a renúncia se deve por conta de divergências entre Gontijo e alguns acionistas, o que deve estar relacionado à grave crise financeira que a operadora tem enfrentado. Para quem não se lembra, o primeiro trimestre deste ano foi bastante desfavorável para a companhia, que fechou o período com um prejuízo líquido bilionário — a perda foi de R$ 1,64 bilhão.

A crise na operadora é tão grave que, no mês de maio deste ano, cerca de 2 mil funcionários foram demitidos, sendo a maior parte colaboradores vinculados às áreas administrativas. Dessa forma, o principal desafio de Marco Schroeder, sem dúvida, será lidar com o enorme endividamento da operadora.

Confira o comunicado sobre a renúncia na íntegra:

"A Oi S.A. ("Oi" ou "Companhia"), em atendimento ao art. 157, §4º da Lei no 6.404/76 e nos termos da Instrução CVM nº 358/02, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que o Sr. Bayard De Paoli Gontijo apresentou nesta data sua renúncia ao cargo de Diretor Presidente da Companhia. O Conselho de Administrac?a?o expressa o mais profundo agradecimento ao Sr. Bayard De Paoli Gontijo pela sua integral dedicação à Oi durante todos os 14 anos em que participou do seu quadro de colaboradores e especialmente durante seu mandato como Diretor Presidente, reconhecendo as contribuições e resultados significativos atingidos pela Oi em seu processo de transformação operacional. O Conselho deseja ao Sr. Bayard De Paoli Gontijo todo o sucesso em seus futuros desafios profissionais. O Conselho de Administração, nesta data, elegeu, em substituição ao Sr. Bayard De Paoli Gontijo, o Sr. Marco Norci Schroeder como Diretor Presidente da Oi, que também cumulará as funções de Diretor Administrativo Financeiro, que atualmente exerce. O Sr. Marco Norci Schroeder iniciou sua carreira na Oi como Diretor de Controladoria no período de 2002 até 2011. Em 2014, retornou para a empresa como Diretor Financeiro Internacional, tendo atuado desde então como CFO da PT Portugal. Consolidou sua carreira no mercado de Telecomunicações e atuou na Contax Participações, NET Serviços de Comunicações e RBS. Cursou Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem especialização pela Harvard Business School e na Wharton School da Universidade Pensilvânia."

Fonte: Valor Econômico