Desde implementação da portabilidade, 33,8 milhões de números já foram migrados

Por Redação | 10 de Outubro de 2016 às 15h00

Desde de a implementação da portabilidade numérica, consumidores já trocaram de operadora 33,8 milhões de vezes no Brasil, revelam dados divulgados pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABRTelecom), responsável pelo sistema.

A maior parte dos pedidos de migração foram da telefonia móvel, que respondeu por 63% do total – ou 21,4 milhões de migrações desde setembro de 2008, quando a portabilidade teve início, até setembro deste ano. A telefonia fixa respondeu pelos 37% restantes, com 12,41 milhões de migração no período.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Só no terceiro trimestre deste ano, foram 1,23 milhão de trocas de operadoras registradas pela associação – 348,1 mil (28%) delas demandadas por usuários de telefones fixos e 886,1 mil (72%), de dispositivos móveis.

Até o ano passado, 29 milhões de migrações tinham sido realizadas no Brasil, de acordo com a ABRTelecom, o que revela um aumento de de aproximadamente 4,8 milhões entre setembro de 2015 e deste ano.

Entre os motivos para a migração estão insatisfação com o serviço prestado, gastos elevados e até promoções. Desde setembro 2008, linhas de telefonia fixa e móvel passaram a ser encaradas como uma espécie de "propriedade individual" no país, dando o direito ao usuário de só trocar de número em uma migração de operadora se desejar.

A portabilidade numérica foi implantada gradativamente no país a partir de setembro de 2008 e cobriu todo o território nacional em março de 2009.

Fonte: Valor Econômico

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.