Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Coreia do Sul atrasa lançamento de rede 5G por alto preço e falta de smartphones

Por| 07 de Março de 2019 às 11h08

Link copiado!

Coreia do Sul atrasa lançamento de rede 5G por alto preço e falta de smartphones
Coreia do Sul atrasa lançamento de rede 5G por alto preço e falta de smartphones

Não vai ser desta vez. A Coreia do Sul estava prestes a se tornar a primeira nação do mundo com uma rede 5G disponível. A previsão do governo era de que tudo estivesse pronto nos três primeiros meses de 2019, mas as previsões agora foram para abril ou, talvez, maio. O alto custo das operações e a falta de aparelhos compatíveis no mercado são as principais razões para o atraso.

Motivos e explicações

Em uma coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul, o governo disse que era "muito mais desejável esperar". No início de março, foi relatado que as operadoras locais SK Telecom, KT e LG Uplus estavam prontas para iniciar os serviços 5G no final de março.

Relatórios mais completos obtidos pelo Korea Herald dizem, no entanto, mostram melhor a relação com falta de aparelhos como uma das razões mais fortes para que esse lançamento atrase. A ideia era esperar o Samsung Galaxy S10 5G, mas os testes com o aparelho da gigante coreana atrasaram. Outro aparelho que estaria sendo esperado é o LG V50 5G, mas a LG ainda aguarda o modem X50, da Qualcomm, que não está pronto.

Continua após a publicidade

No entanto, o que mais preocupa as autoridades e, claro, os consumidores, é saber quanto custará o 5G. O governo sul-coreano rejeitou a estrutura de preços da SK Telecom, por exemplo. Nenhum preço final foi revelado, mas uma declaração disse que o plano proposto “restringiria o direito do consumidor de escolha”. O plano foi chamado de “caro” e foi elaborado em torno daqueles que usam grandes quantidades de dados e, portanto, não foram considerados adequados para outros usuários.

Já nos EUA...

Todas as operadoras dos EUA estão falando sobre lançar o 5G. A T-Mobile espera que algumas cidades tenham 5G este ano, mas um lançamento mais amplo ocorrerá em 2020. O diretor de tecnologia da companhia disse que os preços não serão mais altos do que sua atual taxa mensal de US$ 70 (R$ 262); mas, como as notícias da Coreia do Sul mostram, as coisas podem mudar. Nem a AT&T, Verizon ou Sprint discutiram preços, mas garantiram que algumas cidades terão conectividade 5G em 2019, com um amplo lançamento ocorrendo em 2020.

Fonte: Digital Trends