Conexões globais em LTE aumentaram mais de 150% no primeiro trimestre

Por Redação | 09 de Junho de 2015 às 09h12

A 4G Americas anunciou que o crescimento da rede 4G LTE continua acelerado, com quase 635 milhões de conexões em todo o mundo registradas no primeiro trimestre de 2015. O número representa um aumento de 151% em relação ao mesmo período do ano passado.

A América do Norte foi a região com o maior aumento de participação na rede 4G LTE. Enquanto a cota de mercado global do LTE foi de 9%, na América do Norte ela foi elevada para 44%. Já a América Latina liderou o ranking da maior taxa de crescimento de conexões LTE em todo o mundo, com um impressionante crescimento anual de 396%.

Atualmente, o padrão LTE é comercializado em 418 redes em 142 países e as operadoras estão começando a evoluir para o LTE-Advanced, que já é comercializado em 67 redes de 39 países em todo o mundo. "Com implementações tão vastas de LTE, não vai demorar muito para contarmos bilhões de assinaturas", observou Chris Pearson, presidente da 4G Americas. A empresa de pesquisa Ovum estima que as conexões LTE atingirão a marca de 1 bilhão em 2016, apenas sete anos após o lançamento da primeira rede LTE, em 2009. Até o final de 2019 esse número deve chegar a 2,5 bilhões.

Assinantes LTE

América do Norte

A América do Norte continua provando sua liderança em LTE, com métricas como a maior cobertura populacional, participação de mercado e penetração. O LTE responde por 44% de todas as conexões móveis sem fio na região; seguida pela Europa Ocidental (16%) e Ásia Pacífico (13%). A penetração do LTE na América do Norte é de 50% em comparação a 21% na Europa Ocidental e 14% na Ásia Pacífico.

Em março de 2015, foram contabilizadas 180 milhões de conexões LTE na América do Norte, representando um ganho líquido de 66 milhões de novos assinantes nos últimos 12 meses. Até o final de 2019, as conexões na região devem atingir a marca de 345 milhões.

Conexões LTE América do norte

América Latina e Caribe

A América Latina se destaca devido ao rápido crescimento no mercado de banda larga móvel, e atualmente conta com 67 redes comerciais LTE em 27 países. Nos últimos 12 meses, a região apresentou um aumento de 396% no número de conexões LTE, um número que a torna a região com a maior taxa de crescimento de LTE no mundo entre o primeiro trimestre de 2014 e o mesmo período em 2015.

"Considerando desde o início de 2015, estamos passando por uma fase de crescimento acelerado para a tecnologia LTE na América Latina. Praticamente todos os países, apresentam ao menos duas operadoras que já oferecem a LTE”, afirmou Jose Otero, diretor da 4G Americas para América Latina e Caribe.

O Brasil, um dos destaques da região, continua com a maior fatia deste mercado, representando cerca de 50% de todas as linhas LTE contratadas na região. Para o ano de 2019, se projeta que essas linhas alcancem 196 milhões somente no mercado latino americano e caribenho.

“Juntos, o Brasil, a Colômbia e o México representam a maior parte do mercado regional de LTE, com 75% de todas as conexões LTE da região. No entanto, até o final do ano, outros países devem crescer também e manter uma participação do mercado LTE acima de 5%, a previsão é de que os mercados da Argentina, Chile e Peru prosperem”, disse o Diretor da 4G Americas para América Latina e Caribe.

A região da América Latina, que estava atrás das demais em alguns aspectos relacionados aos lançamentos de novas tecnologias contou com boas notícias neste primeiro trimestre, com duas primeiras operações comerciais de LTE no Panamá usando a Banda 28, conhecida na região como 700 MHz APT, e em Guatemala e Honduras.

As tecnologias HSPA e HSPA + continuam dominando as conexões de banda larga móvel da América Latina, com um total de 282 milhões de conexões e uma taxa de penetração de 45%. Em março de 2015, foram registradas 16 milhões de conexões LTE na região, um ganho líquido de 13 milhões de novos assinantes nos últimos 12 meses. Até o final de 2019, esse número deve subir para 196 milhões.

Crescimento LTE
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!