Conectando os Desconectados: Projeto brasileiro ganha prêmio internacional

Por Redação | 29 de Março de 2017 às 14h09

A Mozzila lançou, em outubro de 2016, o Equal Rating Innovation Challenge, um concurso global de incentivo a ideias criativas para conectar mais pessoas à internet.

Nesta quarta-feira (29), os vencedores das três categorias —Melhor proposta (métrica-chave: escalabilidade), Melhor finalista geral e Solução Original (métrica-chave: alto potencial de retorno) — foram anunciados. A boa notícia é que um dos ganhadores foi um projeto brasileiro, o CooLab (Cooperativa de Redes Livres), que venceu como Solução Original.

O projeto, liderado por Bruno Vianna, tem como objetivo a criação de um modelo sustentável para o financiamento de instalações de redes de acesso nas comunidades. A ideia é que o investimento retorne por meio de taxas de cooperação, e que assim a conexão atinja mais pessoas.

"Estamos honrados por termos sido escolhidos e o resultado representou um grande passo, pois com o prêmio, pretendemos dar início a uma operação experimental, publicando uma chamada aberta para novas redes comunitárias de todo o país, procurando novos fundos para atingirmos nosso principal objetivo: a sustentabilidade", comemorou o líder do projeto.

Fonte: Convergência Digital