Claro e Ericsson testam 5G no Brasil

Por Redação | 17 de Outubro de 2016 às 21h51
Divulgação

Durante a Futurecom 2016, uma apresentação feita pela Claro e pela Ericsson mostrou para o público um protótipo de rede 5G, cuja velocidade atingida bateu picos de 5 Gbps. No LTE, chega a 120 Mbps de média, alcançando os 280 Mbps no LTE Advanced, com latência baixíssima, inferior a um milissegundo.

A demonstração ocorreu graças a uma solicitação da Ericsson à Anatel, que autorizou usar uma frequência de 15 MHz e quatro portadoras agregadas de 100 Mhz cada. Uma estação radiobase e um servidor de vídeo transmitiram para outra estação onde quatro notebooks os decodificaram e os transmitiram para quatro painéis, onde o conteúdo foi projetado em 4K.

De acordo com o site Convergência Digital, André Sarcinelli, diretor de Engenharia da América Móvil, diz que a ideia é mostrar que o Brasil deve discutir a implantação da tecnologia. "As faixas para o 5G na Europa – 15GHz e 28 GHz – não estão disponíveis no Brasil e terão de ser limpas", pontua.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Já Camilla Duarte, da Ericsson, enfatiza que o 5G não será uma tecnologia ao alcance de todos, ao menos em sua primeira fase, já que o mercado irá direcioná-la apenas a certos nichos. Entretanto, com o passar do tempo, há de se observar uma mudança neste cenário.

Com informações do Convergência Digital

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.