Cade aprova compartilhamento de redes 4G entre operadoras

Por Redação | 14 de Dezembro de 2015 às 14h20

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) publicou uma decisão nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União que aprova um acordo de compartilhamento de redes 4G entre as principais operadoras de telefonia móvel do país. A aprovação, sem restrição, afeta diretamente o compartilhamento de parte das redes de quarta geração da TIM, Oi e Vivo.

O acordo das operadoras envolve o compartilhamento da rede 4G na faixa 2,5 GHz (giga-hertz). As três empresas conseguiram o direito de explorar esse serviço ao arrematarem lotes de frequência no leilão feito pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em 2012. Dois anos depois, o órgão regulador realizou um novo leilão de frequências para serem utilizadas em oferta de banda larga de quarta geração na faixa de 100 MHz.

O Cade foi informado pelas operadoras que o acordo das redes visa a "racionalidade na aplicação de recursos", além da "busca por mais eficiência". Sendo assim, ao dividirem a infraestrutura, as empresas podem realizar menos investimentos ou canalizar recursos para outros serviços.

De acordo com um trecho do despacho do Cade, "as requerentes declaram que ao vencer a licitação assumiram inúmeros compromissos de abrangência envolvendo a construção, operação e manutenção da rede necessária para cumprir tais obrigações, bem como para atender de forma adequada aos novos clientes da tecnologia 4G, implicando investimentos substanciais".

TIM, Oi e Vivo também alegam que enfrentam dificuldades para expandir suas redes, principalmente devido à necessidade de implantação de novas antenas para telefonia móvel. Isso acontece por causa de "restrições urbanísticas e ambientais". A solução encontrada pelas operadoras foi o compartilhamento da infraestrutura que tem como objetivo principal "driblar os elevados custos relacionados à construção da infraestrutura LTE (4G) necessária ao seu crescimento".

Fonte: G1

Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/12/cade-aprova-acordo-para-compartilhamento-de-redes-4g.html

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.