Publicidade

Cabos clandestinos de internet e energia começam a ser cortados em São Paulo

Por| 03 de Setembro de 2018 às 10h48

Link copiado!

Cabos clandestinos de internet e energia começam a ser cortados em São Paulo
Cabos clandestinos de internet e energia começam a ser cortados em São Paulo
Tudo sobre Anatel

A Eletropaulo começa, nesta segunda-feira (3), a retirar fios clandestinos de 2,1 mil postes em bairros da cidade de São Paulo e região metropolitana. O prazo para que empresas de telefonia se adequassem às normas terminou na sexta (31) e, agora, a concessionária inicia sua operação de limpeza.

O trabalho de limpeza vai acontecer em 19 ruas dos bairros da Lapa, Liberdade e Vila Olímpia, na capital, além de Osasco e Barueri, na região metropolitana de São Paulo. De acordo com a Eletropaulo, fios que não seguirem os padrões de organização e etiquetação serão cortados, com a responsabilidade sobre possíveis interrupções nos serviços sendo de responsabilidade das operadoras.

De acordo com as grandes companhias do setor, entretanto, os clientes não deverão sentir os impactos da operação. Claro, Vivo, Oi e TIM afirmam que sua infraestrutura está adequada às normas e que os cabos cortados pertencem a empresas que os instalaram sem autorização ou operam de maneira clandestina no fornecimento, principalmente, de serviços de televisão por assinatura.

As ações que serão iniciadas nesta semana fazem parte de um projeto de limpeza da fiação da cidade com o objetivo de aterrar toda a infraestrutura. Cabos de energia, por exemplo, já se encontram no subterrâneo e a ideia é que, em breve, as operadoras de telecomunicações também façam o mesmo com seus fios, de forma que os postes possam ser removidos das vias uma vez que a iluminação pública e a engenharia de tráfego também realize tal adequação.

Continua após a publicidade

Depois dos bairros citados, a operação segue pelos bairros de Perdizes, Consolação, Vila Mariana, Tatuapé e Pinheiros, em trabalhos que devem se estender, nessa etapa inicial, até junho de 2019. A data desta segunda-feira marca o fim do prazo de três meses para que as operadoras de telefonia se adequassem às regras, conforme resolução emitida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em abril.

De acordo com a autoridade, cerca de 800 mil dos 1,2 milhão de postes da região metropolitana de São Paulo não têm cabos de identificação e ordenamento, o que compromete não apenas os trabalhos de manutenção, mas também a segurança. Além disso, a bagunça também é casa de instalações clandestinas que, agora, devem ser removidas pela Eletropaulo.

Fonte: Telesintese