Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil ganha 1,82 milhão de novas linhas de celular em março

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Maio de 2022 às 12h00

Link copiado!

Jeremy Bezanger/Unsplash
Jeremy Bezanger/Unsplash

A telefonia móvel brasileira cresceu 0,71% em março em relação a fevereiro, com 1,82 milhões de novos clientes segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No primeiro trimestre de 2022, a expansão foi de 1,02%. Com o balanço, o Brasil chegou a 258,27 milhões de acessos móveis.

Os planos pós-pagos lideraram o aumento, com 1,18 milhão de novos clientes, uma alta de 0,87% em março. Com isso, atingiu 138,63 milhões de acessos. No trimestre, o pós adicionou 2,12 milhões de usuários. Já o pré-pago ganhou 638,94 mil acessos, terminando o mês com 119,64 milhões de consumidores — alta de 0,54%. Com isso, compensou a queda de fevereiro e fechou o trimestre em alta de 0,4%.

O 5G-DSS liderou o crescimento, com 29,88% de novos acessos no trimestre e quase 2 milhões de clientes. É um crescimento natural, já que a nova tecnologia vem sendo desejada pelos clientes e está levando a uma transição tecnológica. Vemos ainda retração do 2G e crescimentos menores no 3G e 4G.

Continua após a publicidade
Tecnologia01/202202/202203/2022 Adições Mar Mar/Fev1º Tri
2G27.490.561 27.822.315 27.104.945 -717.370 -2,58% -1,40%
3G28.400.413 28.370.811 28.498.156 127.345 0,45% 0,34%
4G198.245.848 198.551.421 200.680.035 2.128.614 1,07% 1,23%
5G-DSS1.531.747 1.699.373 1.989.427 290.054 17,07% 29,88%

Na divisão de clientes por operadora, a Vivo atraiu o maior número de novos clientes em março, com 85,3 milhões de assinantes pós ou pré-pagos. A segunda colocada foi a Claro, com 71,8 milhões, seguida da TIM, com 52,3 milhões de acessos. No trimestre, a Claro teve uma pequen vantagem sobre a Vivo. Os números vão mudar daqui a um ano, quando o trio absorver os 42 milhões de consumidores da Oi.

Empresa Total01/01/202201/02/202201/03/2022Adições Mar Mar/Fev1º Tri
VIVO84.274.053 84.605.032 85.301.919 696.887 0,82% 1,22%
CLARO70.789.192 71.192.430 71.804.134 611.704 0,86% 1,43%
TIM52.136.071 52.083.233 52.304.518 221.285 0,42% 0,32%
OI42.204.793 42.138.191 42.078.291 -59.900 -0,14% -0,30%
Continua após a publicidade

No plano pós-pago, segmento de mais alto valor para as empresas, a Vivo também é destaque com mais de 520 mil novos acessos. A Oi foi a única a apresentar perda de clientes, o que também deve ser reflexo da venda de sua operação móvel para Vivo, Claro e Oi.

Empresa / Pós-pago01/202202/202203/2022 Adições Mar Mar/Fev1º Tri
VIVO50.012.510 50.376.044 50.902.962 526.918 1,05% 1,78%
CLARO41.642.441 42.013.461 42.466.529 453.068 1,08% 1,98%
TIM23.037.956 23.121.044 23.215.034 93.990 0,41% 0,77%
OI16.957.576 16.919.752 16.859.658 -60.094 -0,36% -0,58%
TOTAL131.650.483 132.430.301 133.444.183 1.013.882 0,77% 1,36%

No pré-pago, a Vivo novamente liderou em março, mas todas as quatro operadoras tiveram crescimentos discretos no mês. No trimestre, TIM e Oi tiveram pequenas quedas.

Empresas / Pré-pago01/202202/202203/2022 Adições Mar Mar/Fev1º Tri
VIVO34.261.543 34.228.988 34.398.957 169.969 0,50% 0,40%
CLARO29.146.751 29.178.969 29.337.605 158.636 0,54% 0,65%
TIM29.098.115 28.962.189 29.089.484 127.295 0,44% -0,03%
OI25.247.217 25.218.439 25.218.633 194 0,00% -0,11%
TOTAL117753626 117588585 118044679 456.094 0,39% 0,25%
Continua após a publicidade

Fonte: Telesíntese