Brasil cai no ranking de velocidade do 4G

Por Redação | 15.11.2016 às 14:14

O Brasil despencou do 24º para o 51º lugar no ranking de velocidade da internet 4G ao redor do planeta. No entanto, apesar da queda, houve uma melhora na velocidade média da quarta geração de telefonia móvel no país. Os dados foram divulgados pela OpenSignal.

O levantamento, intitulado The State of LTE, mostrou que Singapura é o país onde o 4G atinge a maior velocidade atualmente: 45,9 Mbps. Para efeito de comparação, as conexões feitas pelos brasileiros neste tipo de rede atingem em média 19,68 Mbps. Em 2015, o Brasil registrou uma média de apenas 16 Mbps.

A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) se manifestou a respeito do resultado do ranking e disse não saber os motivos da queda de posição do país. "A velocidade brasileira da banda larga 4G, apurada pela OpenSignal, está cima da média mundial, que é de 17,4 Mbps. Desconhecemos as razões para a mudança de posição no ranking, mas o setor entende que a velocidade de 19,68 Mbps mostra um bom desempenho das redes brasileiras de banda larga móvel", disse a Telebrasil por meio de comunicado.

Já em relação à cobertura do 4G, o levantamento da OpenSignal mostrou que a Coreia do Sul lidera em disponibilidade. Os usuários sul-coreanos foram capazes de se conectar a uma rede LTE 95,7% do tempo, tornando o 4G tão onipresente quanto o 3G no país. O Brasil ficou com a 62ª posição com 53,86% de disponibilidade – em 2015 o país estava em 51º lugar no ranking.

Ainda de acordo com a Telebrasil, atualmente existem 300 leis municipais que dificultam e até mesmo impedem a instalação de antenas, um ponto fundamental para a melhoria da qualidade dos serviços móveis. A expectativa é que com a posse de novos prefeitos após a última eleição as coisas mudem de figura.

Fonte: OpenSignal

Com informações da Folha de S.Paulo