Banda larga fixa, móvel e rede celular da Vivo têm problemas nesta quinta

Por Felipe Demartini | 17 de Maio de 2018 às 12h34

Os clientes da operadora Vivo enfrentam uma grave interrupção em serviços da empresa no final da manhã desta quinta-feira (17). Os relatos nas redes sociais começaram a se acumular a partir da 11h e apontavam falhas em praticamente todos os produtos da operadora, desde a banda larga fixa até os sinais celulares, com direito a problemas não apenas no acesso à internet via 3G ou 4G, mas também para realização de ligações.

Os problemas também estariam se estendendo aos telefones fixos, no que indicaria uma falha generalizada nos serviços da operadora. Ela, também, não seria localizada a regiões específicas, com usuários de capitais de estados do Sul, Sudeste e Nordeste apontando diferentes tipos de problemas e uma interrupção total no funcionamento de celulares e conexões residenciais.

O problema também foi verificado pelo Canaltech em, pelo menos, quatro cidades. Em Bauru, no interior de São Paulo, foram detectadas interrupções no sinal de internet fixa, enquanto em Natal (RN) o problema deixou as redes 3G e 4G da Vivo indisponíveis. Em Curitiba (PR) e São Paulo (SP) as falhas variavam desde apagões completos em todos os serviços até dificuldades esporádicas no uso do 4G ou da banda larga residencial.

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Mapa do DownDetector mostra distribuição dos problemas com a Vivo (Captura: Felipe Demartini)

O site DownDetector, que exibe em tempo real o status de serviços de comunicações, também reflete os problemas e mostra que eles, em sua maioria, estão concentrados nos estados das regiões Sudeste e Nordeste. O Distrito Federal e a região norte do Paraná também exibem sinais de alerta – no estado sulista, inclusive, os relatos de problemas vêm desde a madrugada, com dificuldades no uso da internet fixa e móvel.

A notícia boa, entretanto, é que os problemas já parecem estar sendo resolvidos. Nas praças apuradas pelo Canaltech, o acesso já foi normalizado, uma situação que é refletida também em outras cidades onde relatos de problemas foram registrados.

Em contato com o Canaltech, a Vivo atribuiu o problema a obras realizadas por terceiros, com o rompimento de um cabo de fibra ótica dificultando a realização de chamadas e o uso da internet para clientes do estado do Espírito Santo. A companhia, porém, não comentou sobre eventuais falhas nos serviços em outras regiões.

Confira a nota da companhia na íntegra:

"A Vivo informa que devido a rompimento de fibra ótica, ocasionado por obras de terceiros,  os clientes móveis no estado do Espirito Santo estão com dificuldades para realizar e receber chamadas e utilizar a internet. A empresa já enviou suas equipes técnicas ao local para normalizar a situação no menor prazo possível.”

Atualização: Em nova declaração ao Canaltech, a Vivo afirmou que os problemas encontrados pelos clientes no Espírito Santo foram resolvidos e o pleno funcionamento de seus serviços foi restabelecido por volta das 14h desta quinta-feira (17). Confira a nota na íntegra:

"A Vivo informa que os serviços da rede móvel no estado do Espirito Santo estão normalizados desde às 14:10hs de hoje (17/05). A empresa esclarece que devido a rompimento de fibras óticas, ocasionados por obras de terceiros, os clientes móveis no estado do Espirito Santo enfrentaram dificuldades para acessar a internet, originar e receber chamadas. A Vivo agradece a compreensão de seus clientes e coloca à disposição seus canais de atendimento."

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