Publicidade

Até 2020 existirão cerca de 150 milhões de conexões 5G, prevê Ericsson

Por| 23 de Fevereiro de 2016 às 11h00

Link copiado!

Até 2020 existirão cerca de 150 milhões de conexões 5G, prevê Ericsson
Até 2020 existirão cerca de 150 milhões de conexões 5G, prevê Ericsson

Em um anúncio realizado nesta segunda-feira (22), durante a Mobile World Congress 2016, o CEO da Ericsson, Hans Vesterberg, confirmou o início dos testes da conexão 5G ainda neste ano. O teste será conduzido com uma das 20 operadoras parceiras da companhia em todo o mundo - a única brasileira inclusa na lista é a Claro. Vesteberg acredita que essas implantações pré-comerciais servirão para pavimentar a futura padronização da tecnologia.

"Acho que o padrão será sim em 2020, mas se você ver as tecnologias anteriores, sempre acontece cada vez mais cedo", destaca o CEO. "Por conta dos testes avançados começando já neste ano, quando a padronização finalmente for completada, já haverá 150 milhões de acessos no mundo", prevê Vesteberg. Para ele, a diferença do 5G e as gerações anteriores é que haverá convivência pacífica com as demais tecnologias, sem canibalização. Além disso, há um grande esforço conjunto da indústria para trabalhar no desenvolvimento da tecnologia.

O executivo da Ericsson explica que as iniciativas são especialmente na Coreia, Japão, Estados Unidos, mas que a Europa também tem um papel importante. Já no Brasil a empresa conta com a parceria da Universidade do Ceará para o desenvolvimento da tecnologia. "O padrão não está definido ainda, mas estamos tentando fazer a evolução ocorrer da melhor maneira possível", disse Vesteberg. Ele ainda explica que a transição para o 5G ocorrerá de forma mais suave para o consumidor, já que haverá a convivência com as tecnologias anteriores.

O foco da Ericsson é no cenário da Internet das Coisas, aplicações em nuvem e conectividade 5G, de maneira a permitir a conexão de mais usuários e dispositivos, maiores velocidades, menores taxas de latência e maior volume de tráfego. Na MWC está sendo apresentada a Beam Shaper, que utiliza uma estação radiobase (ERB) que foca o sinal no usuário em movimento, permitindo uma maior concentração da capacidade. O aparelho demonstrado utiliza a faixa de 15 GHz com uma capacidade de 800 MHz de banda, com a agregação de oito portadoras (com 100 MHz cada).

Continua após a publicidade

As velocidades obtidas no experimento são de 25 Gbps e latência da ordem de 1 ms. O protótipo apresentado na feira é fruto de pesquisas antecipadas já demonstradas na CES, em Las Vegas. Ele é um dos casos que poderá ser adotado nos testes da nova tecnologia em território brasileiro.

Fonte: Teletime