Apple e Samsung planejam extinguir o cartão SIM

Por Redação | 16.07.2015 às 18:18

A Apple e a Samsung estão trabalhando com operadoras de telefonia móvel para implementar um novo padrão de cartão SIM, que pode se tornar uma maneira mais fácil na hora de trocar de prestadora de serviços.

A ideia seria a implementação de um SIM card embutido, ou um e-SIM, que permanece dentro do telefone e oferece aos consumidores a possibilidade de trocar de operadora, sem precisar obter um novo cartão. O padrão deve ficar pronto em 2016 e diversas operadoras estão dispostas a fazer a troca, de acordo com a GSM Association, como a AT&T, T-Mobile, Vodafone, Telefonica e Orange.

A princípio, as fabricantes dispostas a desenvolver o novo padrão são a Apple e a Samsung, mas a confirmação do envolvimento destas empresas ainda não é definitivo. A associação comenta que está otimista em relação ao projeto, porém afirma que os acordos ainda estão em andamento.

A Apple já tentou implementar uma solução similar criando os seus próprios chips para os seus dispositivos: o Apple SIM para iPad Air. A tecnologia é bastante parecida, pois também permite que o usuário mude de operadora de maneira mais rápida e prática. Porém poucas operadoras adotaram a ideia.

Fonte: The Verge, The Next Web