Após 18 anos, desafio da Anatel é se reinventar com o avanço da internet

Por Redação | 06 de Novembro de 2015 às 11h26

Nesta quinta-feira (05), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) festejou seus 18 anos de existência. Durante a comemoração, que ocorreu em Brasília, o presidente do órgão, João Rezende, disse acreditar que o novo desafio da agência, fundada em 1997, é se reinventar na preparação para um futuro muito próximo e direcionado pelo avanço da internet.

O executivo declarou que "em um mundo de velocidade incrível em tecnologia, mudanças são necessárias. Os servidores [da agência] têm que se preparar para esse novo mundo que vem aí, em cinco ou dez anos, bastante vinculado à evolução da internet". Este é "um processo irreversível", segundo Rezende. Para que a agência possa encará-lo, ele acredita que não é possível ficar apenas no movimento tradicional. "É um desafio, mas a Anatel tem competência para fazer reflexões e avançar nisso", disse. Rezende ainda disse que o caminho é "iniciar um processo de simplificação regulatória", um processo cuja compreensão "ainda precisa ser feita na agência".

Além de Rezende, também marcou presença Francisco Ibiapina, secretário executivo do Ministério das Comunicações. Segundo ele, atualmente a agência vive "um momento de transição para um novo modelo de regulação para o sistema fixo, para expansão da banda larga e para a superação de questões como a TV Digital".

Gravaram mensagens 12 dos 15 ex-conselheiros que passaram pela agência nesses 18 anos de existência. São eles: Antonio Carlos Valente, Francisco Perrone, José Leite, Luiz Tito, Luiz Alberto da Silva, Luiz Schymura, Pedro Jaime Ziller, Antonio Bedran, Elifas Gurgel, Ronaldo Sardenberg, Marcelo Bechara e Jarbas Valente. Os executivos ressaltaram a importância da Anatel no desenvolvimento do setor de telecomunicações no Brasil.

Via Convergência Digital

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=41062&sid=8

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.