Aplicativos de mensagens impactam empresas de telefonia móvel

Por Redação | 17.06.2015 às 10:21

Uma pesquisa realizada pela empresa voltada para consultoria e inteligência em telecomunicações Teleco, indicou o que muita gente já desconfiava: o uso crescente de aplicativos de mensagens tem impactado diretamente as empresas de telecom. Segundo o estudo, os brasileiros falaram, em média, aproximadamente 111 minutos mensais no primeiro trimestre de 2015 — número 15,6% inferior aos 132 minutos falados no quarto trimestre de 2014.

Ainda de acordo com a pesquisa, o número médio de minutos mensais por usuário (MOU) das principais empresas de telefonia móvel também sofreu uma redução significativa, sendo a Claro a operadora que apresentou a queda mais acentuada: foram registrados 81 minutos de uso mensal por usuário no primeiro trimestre de 2015, frente aos 123 minutos do final do último ano.

Queda minutos mensais por usuário (Teleco)

O setor de telefonia móvel apresentou uma queda vertiginosa nos minutos de uso mensal por usuário no primeiro trimestre de 2015

Outro impacto significativo decorrente do uso de aplicativos de mensagens instantâneas é a redução na receita de SMS para as operadoras: de acordo com a Teleco, a participação do SMS na receita de dados da Vivo e da Tim apresentou redução de 22,7% e 28%, respectivamente, em relação ao quarto trimestre de 2014. Isto mostra que o SMS caiu em desuso se comparado aos serviços de mensagens gratuitas.

Mas, se por um lado o uso de aplicativos como o WhatsApp tem influência direta na queda dos minutos de uso mensal por usuário e na receita de SMS, por outro também incentiva a contratação de planos de dados móveis, uma vez que estes aplicativos estimulam o uso contínuo dos pacotes de dados. O recurso de chamadas de voz lançado pelo próprio WhatsApp neste ano é um exemplo de serviço que utiliza muitos dados dos pacotes oferecidos pelas operadoras.

Fonte: Teleco