Aplicativo da Anatel ganha recursos de interatividade e colaboração

Por Redação | 15.12.2015 às 16:40
photo_camera Divulgação

Nesta semana, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) atualizou seu aplicativo que disponibiliza informações sobre a qualidade da telefonia móvel no Brasil. Com a nova versão do app, os usuários poderão contar com recursos colaborativos e maior interação. É possível publicar relatos sobre a situação dos serviços de telefonia em uma determinada localidade para que outros usuários possam acessar.

As informações compartilhadas podem ser das mais variadas, desde falta de sinal, conexão instável ou lenta, queda na conexão, queda na chamada, entre outras. Todas as ocorrências relatadas são pontuadas em um mapa. A Anatel utilizará os dados que ficarem armazenados para compilá-los e avaliar com as operadoras os casos mais significativos que precisam de maior atenção. Para que possam se informar melhor, o usuário conseguirá verificar em um mapa as estações licenciadas e em funcionamento e suas respectivas tecnologias (2G, 3G e 4G).

O aplicativo também mantém a possibilidade do usuário consultar a qualidade dos serviços de voz e de dados nas redes das operadoras do serviço móvel em todos os municípios brasileiros. Há um ranking que também pode ser consultado no app. Ele é construído tendo como base os indicadores de conexão, acessibilidade, quedas e desconexão. O usuário poderá acompanhar a evolução da qualidade de cada operadora a partir da consulta ao histórico desses indicadores em intervalos de até 12 meses.

Aplicativo Anatel

Apesar da facilidade de uso e de contemplar muitas informações, o app não gera protocolo e nem substitui as reclamações registradas na Anatel, segundo informa o órgão regulador. Para isso, a Anatel disponibiliza, além do atendimento telefônico e nas Salas do Cidadão, um outro aplicativo, chamado de Anatel Consumidor, disponível para as três principais plataformas: iOS, Android e Windows Phone.

O aplicativo, chamado de Serviço Móvel, pode ser baixado em dispositivos iOS e Android. Há uma promessa de que ele esteja disponível para Windows Phone em breve. O mapa também pode ser acessado através do computador, no endereço http://gatewaysiec.anatel.gov.br/mobileanatel/.

Fonte: Tele Síntese

Fonte: http://www.telesintese.com.br/app-da-anatel-ganha-recursos-colaborativos/