Anatel vai estudar a outorga de números de IP para empresas de telecomunicações

Por Redação | 20 de Março de 2016 às 15h10

Conselheiros da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) informaram na última quinta-feira (17) que a agência reguladora vai encomendar um estudo aprofundado sobre a numeração de IP (protocolo de internet) a fim da outorga destas sequências numéricas para as empresas de telecomunicações que atuam no Brasil.

O tema veio à tona em meio a uma proposta de consulta pública sobre regras de numeração de telefonia. No encontro, o conselheiro Igor de Freitas sugeriu incluir a liberação dos números de IP já nesta consulta pública, mas o conselho diretor do órgão federal optou por manter as duas coisas separadas. A principal razão para isso é que ainda pode haver conflitos entre as autoridades da Anatel e do Comitê Gestor da Internet (CGI) para decidir sobre o tema, o que precisa ser esclarecido.

A partir disso, técnicos da Anatel realizarão estudos aprofundados sobre o tema a fim de lançar uma consulta pública sobre a outorga de números de IP para a comunicação de dados. O resultado final desta implementação pode ser a aquisição de números de IP para que eles funcionem tal qual um número de telefone, identificando um dispositivo e permitindo a comunicação com ele de maneira simples, o que vai fortalecer tecnologias alternativas à telefonia convencional, como o sistema de Voz sobre IP (VoIP).

Fonte: TeleSíntese

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.