Anatel recebeu 250 mil reclamações de serviços das teles em agosto

Por Rafael Arbulu | 04 de Outubro de 2018 às 10h46
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Segundo informações divulgadas pela própria Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a entidade que supervisiona os serviços de telefonia móvel e fixa, bem como internet banda larga e TVs por assinatura, recebeu 250,6 mil reclamações de consumidores em relação às teles no mês de agosto de 2018.

O número representa um aumento de 7,4 mil reclamações (ou 3,03%) em relação a julho, mas também uma queda de 18,8% (58 mil registros a menos) nos últimos 12 meses.

Reclamações são variadas e vão desde cobranças indevidas à qualidade de sinal, passando por dificuldades de cancelamento de serviços

A telefonia móvel ainda lidera o ranking de reclamações, tendo a sua maioria nos consumidores de planos pós-pagos, que mostraram insatisfação com cobranças indevidas de suas operadoras. Na área pré-paga, as reclamações giram em torno da recarga e consumo de créditos. Ao todo, foram 118,2 mil relatos de clientes.

Problemas de cobrança também lideraram o total de 57,2 mil reclamações na área de telefonia fixa, com 42% dos clientes insatisfeitos. A qualidade dos serviços prestados e estabilidade de funcionamento deles concentrou 17,9% das queixas e a famosa, e já esperada, dificuldade de cancelamento teve 10,1%.

Finalmente, das 43,2 mil reclamações de serviço de banda larga, 41,8% tratavam da má qualidade de conexão e estabilidade; 26,2% eram relacionadas a cobranças indevidas e 7,7%, a cancelamento de serviços.

TIM, Claro, Oi, Vivo, NET e Nextel figuram em quase todas as reclamações feitas pelo telefone 1331, no app “Anatel Cidadão”, portal online ou presencialmente na Sala do Cidadão. Uma vez posicionada a reclamação, a empresa tem até cinco dias úteis para respondê-la.

Fonte: Portal da Anatel

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