Anatel poderá ser obrigada a publicar queixas dos consumidores todo mês

Por Redação | 16 de Setembro de 2016 às 13h52
Tudo sobre

Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pode ser obrigada a publicar todo mês os indicadores de qualidade das firmas que prestam serviços de telecomunicações, assim como as reclamações dos consumidores. O projeto de lei do Senado PLS 159/2016, que traz essas regras, está pronto para ser votado na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

A proposta apresentada pelo senador Telmário Mota (PDT-RR) estabelece ainda que a divulgação deve acontecer, inclusive pela internet, até 30 dias após o período de aferição. O parlamentar lembrou que o setor de telecomunicações tem sido, já há alguns anos, campeão de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. Em 2015, a Anatel registrou 4,09 milhões de reclamações de clientes contra as operadoras de telefonia e TV por assinatura, um aumento de cerca de 43,5% em relação ao ano anterior.

''Uma forma eficiente de estimular a melhora na qualidade desses serviços é divulgar, de forma ampla, índices que permitam aos usuários comparar objetivamente as diferentes prestadoras que atuam no segmento'', afirmou o senador. Dessa maneira, segundo ele, as empresas com melhores indicadores tenderão a receber um número maior de novos clientes, estimulando a adoção de medidas efetivas de incremento na qualidade do atendimento.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O relator do projeto na CMA, o senador José Medeiros (PSD-MT), concorda que a publicidade dos indicadores pode mesmo beneficiar os usuários, ressaltando que a medida contribui para o aperfeiçoamento das normas de proteção do consumidor dos serviços de telecomunicações.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.