Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anatel libera faixa de 700 MHz em todas as capitais brasileiras

Por| 08 de Agosto de 2018 às 08h41

Link copiado!

Anatel libera faixa de 700 MHz em todas as capitais brasileiras
Anatel libera faixa de 700 MHz em todas as capitais brasileiras
Tudo sobre Anatel

Nesta terça-feira (7), a Anatel revelou que já liberou a faixa dos 700 MHz em todas as capitais do país para as operadoras Vivo, TIM e Claro. Florianópolis (SC) foi a última capital a ter a faixa desocupada — ela era usada por canais de TV em sua transmissão analógica e agora vai permitir a transmissão de banda larga móvel com até três vezes mais velocidade do que a atual.

A mineira Algar também já tem permissão para usar a faixa nessa frequência, fornecendo serviços em 188 cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Até o final de 2018, todas as capitais brasileiras contarão somente com o sinal digital de TV, uma vez que o sinal analógico está sendo desligado gradativamente em todo o Brasil.

O Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED) já autorizou o início da mitigação preventiva em 3.858 cidades, sendo que, deste total, 1.854 já finalizaram o processo. Dessa maneira, mais de 60% da população brasileira será beneficiada.

A população já vem sendo informada sobre como agir caso haja interferência do sinal da banda larga móvel em sua TV aberta digital, o que pode acontecer durante o período de mitigação, que dura, em média, 30 dias. Somente após o fim desse processo é que há a autorização para usar a faixa de 700 MHz para a banda larga móvel.