Anatel libera faixa de 700 MHz em todas as capitais brasileiras

Por Patrícia Gnipper | 08 de Agosto de 2018 às 08h41
TUDO SOBRE

Anatel

Nesta terça-feira (7), a Anatel revelou que já liberou a faixa dos 700 MHz em todas as capitais do país para as operadoras Vivo, TIM e Claro. Florianópolis (SC) foi a última capital a ter a faixa desocupada — ela era usada por canais de TV em sua transmissão analógica e agora vai permitir a transmissão de banda larga móvel com até três vezes mais velocidade do que a atual.

A mineira Algar também já tem permissão para usar a faixa nessa frequência, fornecendo serviços em 188 cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Até o final de 2018, todas as capitais brasileiras contarão somente com o sinal digital de TV, uma vez que o sinal analógico está sendo desligado gradativamente em todo o Brasil.

O Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED) já autorizou o início da mitigação preventiva em 3.858 cidades, sendo que, deste total, 1.854 já finalizaram o processo. Dessa maneira, mais de 60% da população brasileira será beneficiada.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A população já vem sendo informada sobre como agir caso haja interferência do sinal da banda larga móvel em sua TV aberta digital, o que pode acontecer durante o período de mitigação, que dura, em média, 30 dias. Somente após o fim desse processo é que há a autorização para usar a faixa de 700 MHz para a banda larga móvel.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.