Publicidade

Anatel comemorará 21 anos desde a instalação de sua sede na próxima quinta (1º)

Por| 29 de Outubro de 2018 às 20h20

Link copiado!

Anatel comemorará 21 anos desde a instalação de sua sede na próxima quinta (1º)
Anatel comemorará 21 anos desde a instalação de sua sede na próxima quinta (1º)
Tudo sobre Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) festejará seus 21 anos de fundação na próxima quinta-feira (1º), às 10h, no Espaço Cultural Renato Guerreiro, na sede da autarquia, em Brasília. A instalação da Anatel se deu no dia 5 de novembro de 1997.

Criada pela Lei 9.472, de 16 de julho de 1997 (a Lei Geral de Telecomunicações), a autarquia surgiu com a missão de regular o setor, contribuindo para o avanço do país. Instalada em sua sede em Brasília em 5 de novembro de 1997, a entidade da Administração Pública Federal indireta conta com unidades em cada uma das unidades federativas do Brasil.

Em 1998, quando começaram as ações de privatização do setor, além das mudanças dos padrões de consumo devido à popularização da telefonia móvel, a Anatel acompanhou o Brasil na instalação das operadoras privadas, medida que permitiu que muitos cidadãos conseguissem instalar linhas de telefonia fixa em suas residências e empresas.

De lá para cá, a autarquia participou de momentos significativos na vida dos brasileiros: viu surgir as conexões de banda larga; implementou o nono dígito nos números de telefones celulares; organizou sistemas para o uso de SMS na comunicação do Governo com seus cidadãos; determinou o bloqueio de celulares irregulares em todo o território nacional, e orquestrou a transição do sistema analógico para o sistema digital de televisão, além de levar conexões de banda larga para locais pouco povoados por meio de obrigações nos editais de licitação.