Anatel bloqueará celulares piratas a partir do dia 28 de novembro

Por Redação | 11 de Julho de 2017 às 17h27
Tudo sobre

Anatel

Em maio, a Anatel anunciou que começaria a bloquear o uso de celulares piratas em setembro deste ano. O assunto rendeu uma boa briga entre o órgão, operadoras de telefonia móvel e fabricantes de dispositivos, e, então, a Agência Nacional de Telecomunicações decidiu prorrogar este prazo. Agora, o novo prazo foi anunciado: a ação começará no dia 28 de novembro.

A agência vem tentando bloquear o uso desses aparelhos no Brasil há três anos, mas as controvérsias fizeram com que todo esse tempo fosse necessário até que a medida fosse, de fato, aprovada. Enquanto os fabricantes querem que se combata o mercado de celulares “xing ling”, as operadoras temem o impacto que isso possa gerar em suas receitas, já que cerca de 1 milhão de celulares irregulares são incluídos em suas redes todos os meses.

Segundo a Anatel, “o número de celulares que poderiam ser bloqueados ainda não é conhecido, mas a proposta em estudo prevê que somente serão desligados os aparelhos que forem ativados após o início de envio em mensagens pelas operadoras para os assinantes informando que os celulares são irregulares”. Ainda de acordo com a agência, “o desligamento não prejudicará os usuários de boa fé que adquiriram tais aparelhos”.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: Anatel

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.