Publicidade

Anatel apreende quase 28 mil cabos e campainhas sem fio piratas em Mauá (SP)

Por| 09 de Agosto de 2018 às 18h52

Link copiado!

Anatel apreende quase 28 mil cabos e campainhas sem fio piratas em Mauá (SP)
Anatel apreende quase 28 mil cabos e campainhas sem fio piratas em Mauá (SP)
Tudo sobre Anatel

Cerca de 28 mil produtos não homologados foram lacrados e apreendidos pela Gerência Regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de SP durante fiscalização em Mauá, na Grande São Paulo, na última quarta-feira (8). Esta foi a maior ação de apreensão de produtos feita pela Agência em 2018, com valor estimado dos bens recolhidos beirando os R$ 750 mil.

A ação teve início após a Anatel receber denúncias que, analisadas pela autarquia, foram encaminhadas para a verificação da Coordenação de Fiscalização de São Paulo. Quando chegaram ao local, os fiscais constaram a importação e comercialização dos produtos piratas. Dos 27.955 bens apreendidos, 20.994 eram cabos de manobra, utilizados para conectar computadores e outros dispositivos em rede. Além dos cabos, os outros 6.961 produtos recolhidos eram campainhas sem fio.

Distribuidores, provedores de Internet, e-commerces, feiras, eventos e alfândegas estão sendo alvo de ações de fiscalização da Anatel, com intuito de recolher materiais não homologados para evitar que sejam comercializados. Segundo a autarquia, os equipamentos pirata colocam em risco as usuários por não garantirem a qualidade dos produtos e não passarem por testes de segurança.

“O usuário só deve adquirir ou utilizar produtos de telecomunicações homologados, em conformidade com o Regulamento sobre Certificação e Homologação. Ele estabelece as regras e os procedimentos gerais relativos à certificação e à homologação de produtos para telecomunicação, de forma a garantir um padrão mínimo de qualidade e adequação aos serviços”, divulgou a autarquia em nota à imprensa.

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil