Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Belo Horizonte lidera ranking de disponibilidade do 4G no Brasil

Por| 13 de Setembro de 2018 às 14h42

Link copiado!

Belo Horizonte lidera ranking de disponibilidade do 4G no Brasil
Belo Horizonte lidera ranking de disponibilidade do 4G no Brasil

A capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, é a líder de consistência na oferta da conexão 4G no Brasil. A cidade assegura conexão móvel estável em mais de 80% do tempo, distribuído por todas as operadoras de telefonia vigentes no país. As informações vêm de uma pesquisa realizada pelo site americano OpenSignal, que testou as conexões 4G do país entre 1º de maio e 29 de julho deste ano. Grandes metrópoles como Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro também figuram no ranking, ocupando respectivamente as posições de 3º, 7º e 14º lugares.

Segundo o levantamento, nenhuma das cidades rankeadas ficou abaixo de 50% de oferta (a menor, Rio de Janeiro, tem pouco mais de 70%). Entretanto, os resultados do levantamento apontam para um problema já conhecido pelo nosso povo: o 4G não chega, ou chega em baixíssima escala, em populações rurais, ribeirinhas e/ou isoladas de grandes centros urbanos. Em alguns casos, essas cidades sequer aparecem na pesquisa do OpenSignal.

Segundo o site, porém, ainda que todas as 14 cidades rankeadas tenham ficado acima da média nacional de 66,8%, esses números podem melhorar, haja vista da oferta de conexão 4G na frequência de 700MHz, oferecida pela maioria das operadoras vigentes no Brasil por quase um ano. Nesta frequência, o 4G possui propagação amplificada, viajando distâncias maiores e penetrando com mais facilidade em edificações.

Continua após a publicidade

No que tange à velocidade da conexão, Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, lidera o levantamento, cujo último lugar é ocupado pela capital amazonense Manaus. Pela média nacional de 18,7 Mbps de download e 6,8 Mbps de upload, a maior parte das regiões Norte e Nordeste (Manaus, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador) projetaram números inferiores à medida. O mesmo vale para São Paulo, que ficou 0,1 Mbps abaixo da média.

Recentemente, o Canaltech noticiou sobre um levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que concluiu que mais de 98% da população brasileira têm acesso à internet móvel, ressaltando a esforço de associações do setor de estabelecer fundos setoriais de investimento para conexões móveis e cabeadas para regiões menos desenvolvidas do país. Na ocasião, a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) ressaltou que “[as operadoras] têm uma cobertura muito maior que a obrigação. A cobertura de 3G está em 5.301 municípios, onde mora 99,3% da população brasileira, e o 4G já chega em 4.122 municípios brasileiros, onde mora 94,4% da população. Essa cobertura está muito além das metas: a do 4G é quase quatro vezes superior à última obrigação, de 1.079 municípios, e a meta atual de 3G é de 3.917 municípios”.

Fonte: OpenSignal.com