América Móvil, dona da Claro e da Embratel, confirma interesse na TIM Brasil

Por Redação | 08 de Setembro de 2014 às 17h02

A empresa de telecomunicações mexicana América Móvil confirmou nesta segunda-feira (8) seu interesse na aquisição da TIM Brasil. A companhia, que é dona da Embratel, Claro e NET, está negociando com a Oi a apresentação de propostas para uma compra conjunta com a entidade brasileira.

A afirmação foi dada por Carlos Garcia Moreno, diretor financeiro da operadora mexicana. Ele admitiu que, se as transações foram concluídas, a América Móvel terá que encontrar recursos para financiar o negócio. "Em termos de financiamento, não acho que vá ser um problema", disse Moreno.

Em entrevista a agência de notícias Bloomberg, o executivo afirmou que a América Móvil está "interessada em falar com a Oi para entender melhor a oferta e explorar a oportunidade". A parceria de ambas as empresas para a aquisição da TIM Brasil é uma clara resposta para a possível compra da GVT pela espanhola Telefónica, que controla a Vivo em território nacional.

De acordo com rumores de mercado, a própria Telefónica também poderia fazer parte no consórcio, mas Moreno não quis comentar sobre essa possibilidade. A eventual compra da TIM Brasil pela América Móvil, liderada pelo bilionário Carlos Slim, e pela Oi, do executivo Zeinal Bava, permitirá que as duas companhias ganhem uma quota de mercado bastante significativa no país.

A TIM Brasil é a segunda maior operadora de telecomunicações móveis do setor de telefonia móvel nacional.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.