A maioria dos brasileiros ultrapassa os limites de seus pacotes de dados móveis

Por Redação | 04 de Outubro de 2017 às 16h14

De acordo com a mais recente pesquisa da Deloitte sobre o consumo de dados móveis por parte de usuários em todo o mundo, o Wi-Fi é a preferência do brasileiro, já que 80% dos usuários brazucas ultrapassam os limites dos pacotes de dados contratados com as operadoras.

A pesquisa Global Mobile Consumer Survey 2017 mostrou, ainda, que 20% dos brasileiros não têm um conhecimento claro sobre qual é o seu pacote de dados, não sabendo até que ponto podem usar a internet móvel sem ultrapassar os limites contratados. Já pacotes ilimitados com menos de 3 GB de capacidade são os preferidos de 51% dos entrevistados.

Ainda sobre a conexão Wi-Fi, que é a rede mais usada pelos brasileiros para conectar seus smartphones e tablets à internet, em 2015, 81% dos usuários contavam com o Wi-Fi, enquanto 19% preferiam acessar via rede celular. Já em 2016, o uso do Wi-Fi recuou para 75%, enquanto a cobertura 4G atingia 44% das pessoas, mas, em 2017, o uso do Wi-Fi voltou a crescer, atingindo 84% da população conectada, enquanto 16% usam os dados contratados com a operadora. Neste ano, a cobertura do 4G atingiu 61% até o momento.

Quanto aos apps usados em seus smartphones, 48% dos usuários brasileiros acreditam que não precisam ter mais aplicativos instalados do que aqueles que já usam, mas um dos obstáculos para que o uso de apps aumente por aqui é a falta de memória para armazenamento, apontada por quase metade dos entrevistados.

Entre outros dados presentes na pesquisa, 33% dos usuários brasileiros costumam conferir suas notificações de redes sociais à noite, e esse percentual sobe para 45% ao restringir a idade dos usuários de 18 a 24 anos. Essa prática, por aqui, é muito maior do que no Reino Unido, onde 22% dos jovens conferem notificações somente à noite.

Ainda, o uso de apps de instituições bancárias cresceu, sendo que, hoje, 34% dos brasileiros costumam usar internet banking pelo celular, e 46% deles costumam conferir seus saldos bancários pelo smartphone mais de uma vez por semana, enquanto 31% também realizam outras transações.

A pesquisa completa pode ser acessada no site da Deloitte.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.