Zona rural brasileira deve receber rede 4G até 2015

Por Redação | 28 de Maio de 2013 às 13h44
photo_camera Kero Dicas

Apenas 10% das residências que ficam na zona rural do país têm acesso à internet, mas isso deve mudar em breve. O governo afirmou que irá implantar o serviço baseado na tecnologia LTE também nessas regiões.

De acordo com um comunicado à imprensa, o serviço de internet na zona rural brasileira será operado na faixa de 450 MHz, oferecendo acesso a 90% da população rural. “O campo terá um serviço com a mesma velocidade que a cidade. A indústria está se preparando para a produção dos equipamentos necessários para isso acontecer” disse José Gontijo, diretor do departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações.

O Brasil vai utilizar uma nova rede de telecomunicações padronizada para atender a população da zona rural e será o primeiro país a utilizar o 4G para levar banda a estas regiões. A decisão foi tomada durante a última reunião do 3GPP, um fórum internacional que estabelece padrões industriais para a telefonia e a banda larga móvel, realizado de 20 a 24 de maio em Fukuoka, no Japão.

A determinação da Anatel no edital da licitação das faixas do 4G diz que as operadoras devem estender a cobertura de voz e dados para até 30 quilômetros da sede de cada município brasileiro. O prazo para finalização dessa extensão do 4G para essas regiões mais afastadas termina em 2015.

Saiba mais: 4G no Brasil: o que temos até agora?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.