Whatsapp custou cerca de 18 bilhões de euros para as operadoras em 2012

Por Redação | 16.10.2012 às 08:15
Logo Whatsapp

Você que costuma utilizar aplicativos como o Whatsapp para se comunicar com seus amigos, já parou para pensar o quanto as operadoras de telefonia perdem, em termos de receita potencial, por cada SMS não enviado? De acordo com a empresa de análise e pesquisa Ovum, em uma análise divulgada pelo Ubergizmo, o uso dessas plataformas de mensagens instantâneas causou uma perda estimada em 17,7 bilhões de euros (cerca de R$ 46,6 bi) apenas este ano.

O WhatsApp, por exemplo, é um aplicativo multi-plataforma de mensagens que funciona em Android, iOS, Blackberry, Symbian e Windows Phone. Os usuários podem enviar mensagens uns aos outros, assim como transferir fotos e outros conteúdos multimídia gratuitamente.

Ele usa o plano de dados existente e, portanto, não há custos adicionais para as mensagens enviadas. O uso do WhatsApp causou um declínio no uso de mensagens tradicionais, como SMS e MMS, e, consequentemente, um declínio na receita gerada através desses serviços para as operadoras.

A Ovum sugere que as operadoras trabalhem mais próximas aos provedores sociais de mensagens, como WhatsApp e Facebook, a fim de equilibrar a perda de receitas. Mas a grande maioria das empresas do ramo tem apostado em pacotes infinitos de SMS mensais para tentar concorrer com os serviços.

E você, ainda se comunica via SMSs tradicionais, ou utiliza algum tipo de aplicativo?