Whatsapp custou cerca de 18 bilhões de euros para as operadoras em 2012

Por Redação | 16 de Outubro de 2012 às 08h15
Logo Whatsapp

Você que costuma utilizar aplicativos como o Whatsapp para se comunicar com seus amigos, já parou para pensar o quanto as operadoras de telefonia perdem, em termos de receita potencial, por cada SMS não enviado? De acordo com a empresa de análise e pesquisa Ovum, em uma análise divulgada pelo Ubergizmo, o uso dessas plataformas de mensagens instantâneas causou uma perda estimada em 17,7 bilhões de euros (cerca de R$ 46,6 bi) apenas este ano.

O WhatsApp, por exemplo, é um aplicativo multi-plataforma de mensagens que funciona em Android, iOS, Blackberry, Symbian e Windows Phone. Os usuários podem enviar mensagens uns aos outros, assim como transferir fotos e outros conteúdos multimídia gratuitamente.

Ele usa o plano de dados existente e, portanto, não há custos adicionais para as mensagens enviadas. O uso do WhatsApp causou um declínio no uso de mensagens tradicionais, como SMS e MMS, e, consequentemente, um declínio na receita gerada através desses serviços para as operadoras.

A Ovum sugere que as operadoras trabalhem mais próximas aos provedores sociais de mensagens, como WhatsApp e Facebook, a fim de equilibrar a perda de receitas. Mas a grande maioria das empresas do ramo tem apostado em pacotes infinitos de SMS mensais para tentar concorrer com os serviços.

E você, ainda se comunica via SMSs tradicionais, ou utiliza algum tipo de aplicativo?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.