Usuários da TIM ficam sem serviço após rompimento de cabos de fibra óptica

Por Redação | 05 de Fevereiro de 2013 às 14h59

Na manhã desta terça-feira (05), muitos paulistanos ficaram sem conexão aos serviços da operadora TIM no bairro da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo. A queda foi ocasionada devido ao rompimento de dois cabos de fibra óptica da rede da operadora no bairro.

"A TIM informa que registrou um duplo rompimento de fibra óptica, localizada na região da Vila Mariana. Com isso, alguns clientes da localidade podem enfrentar dificuldades para efetuar chamadas e acessar dados no celular. Técnicos da operadora estão trabalhando para o pronto restabelecimento do serviço.", informou a operadora.

O sinal dos celulares e telefones fixos da operadora caiu por volta das 10h da manhã. O serviço já começou a ser restabelecido, mas alguns usuários ainda relatam a falta de sinal nas redes sociais.

A falha, confirmada pela assessoria de imprensa da TIM, deixou os serviços da operadora indisponíveis para 15% de seus usuários na área de São Paulo com o DDD 11. Também foram afetados os serviços da Intelig.

Algumas áreas próximas à cidade também foram atingidas pela falha. A empresa não confirmou se outras cidades foram afetadas, mas usuários de cidades como Rio de Janeiro e do ABC Paulista reclamaram da queda dos serviços nas redes sociais.

Procon

Após reclamações de clientes da operadora, o Procon-SP afirmou, em seu site, ter notificado a TIM para prestar esclarecimentos sobre as falhas. A fundação de defesa do consumidor afirma que a empresa deve esclarecer os motivos da interrupção do serviço, assim como quais serviços foram afetados e o número de consumidores atingidos. "Se ficarem comprovadas as irregularidades, a empresa deverá ser penalizada nos termos do Código de Defesa do Consumidor", diz a nota.

Segundo o código, qualquer interrupção de serviço maior que 30 minutos deve geral um abatimento proporcional ao valor da assinatura do consumidor. Se o problema atigir mais de 10% de todos os consumidores da empresa, deverá haver "ampla divulgação" do ocorrido por parte da operadora.

A TIM afirmou ainda não ter recebido a notificação.

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