Tim começará a bloquear internet após fim do pacote de dados no pós-pago

Por Redação | 19.02.2015 às 09:26 - atualizado em 19.02.2015 às 17:02

A empresa de telefonia móvel TIM anunciou que a partir do dia 20 de março vai começar a bloquear o acesso à internet em planos pós-pagos após o consumo de toda a franquia de dados. A medida já foi tomada por outras operadoras, como Claro e Vivo, e tem incomodado usuários. As informações são da Folha de S.Paulo.

O cliente que estiver insatisfeito com o bloqueio terá duas opções: contratar um plano de dados superior ao atual ou contratar um pacote de dados adicional, disponibilizado após o fim do ciclo de faturamento. Contudo, as duas possibilidades geram cobranças adicionais na fatura.

Para deixar os usuários cientes, as empresas de telefonia precisam avisar por mensagem sempre que o usuário consumir 80% e 100% de seu plano de dados. Além disso, o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações estabelece que as operadoras devem informar seus clientes sobre a medida com 30 dias de antecedência.

Atualização

Em nota, a TIM confirmou a suspensão do acesso à internet após o consumo do plano de dados do pós-pago. Segundo ela, os clientes dos planos Liberty (+50, +100, +200, +400 e +800) moradores dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e de toda a área de DDD 19 de São Paulo já foram notificados da alteração, que entre em vigor no dia 18 de março.

No território nacional, a medida começa a valer para os planos Infinity Pós, Liberty (+50, +100, +200, +400 e +800), Liberty Express e Liberty Web no dia 20 de março.

"Vale destacar que a medida é aderente às normas da Anatel e busca oferecer uma melhor experiência de navegação móvel e evitar qualquer tipo de dúvida em relação à oferta contratada. Em linha com seu compromisso com a transparência, a operadora está comunicando com antecedência a mudança a todos os clientes impactados via SMS e atualizando os regulamentos das ofertas em seu site", explica a empresa.

A TIM também complementa que vende pacotes de dados de 300 MB a 50 GB no pós-pagos, com preços a partir de R$ 21,90 ao mês. No pré-pago, um dia de acesso à internet custa a partir de R$ 0,75.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/02/1591509-tim-vai-bloquear-internet-ao-fim-de-dados-de-plano-pos-pago.shtml