"Telefone popular" já está disponível para todos os inscritos do Cadastro Único

Por Redação | 23.08.2013 às 13:44

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) antecipou o cronograma e já disponibilizou a oferta do telefone popular para todos os inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal. O Acesso Individual Classe Especial (Aice), mais conhecido como telefone popular, oferece serviço de telefonia fixa por preços especiais para famílias de baixa renda.

Originalmente, o cronograma previa o atendimento a todas as famílias, independentemente da renda, a partir de 8 de junho de 2014, mas agora todos os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal já podem solicitar o serviço. O telefone popular já está disponível desde 8 de junho de 2012 para famílias com renda de até um salário mínimo e desde 8 de junho de 2013 para aquelas com renda de até dois salários mínimos.

O telefone popular dá direito a uma franquia mensal de 90 minutos para realizar chamadas locais para outros telefones fixos durante o mês. Para realizar ligações locais acima da franquia de 90 minutos, chamadas para telefones celulares, chamadas de longa distância nacional e internacional é necessário inserir créditos no telefone popular.

Para ter direito ao serviço, é imprescindível que as informações no Cadastro Único estejam atualizadas há pelo menos dois anos, especialmente renda familiar e endereço da família. Para solicitar um telefone popular, o responsável familiar deve entrar em contato com a concessionária de sua região tendo em mãos o seu CPF e Número de Identificação Social (NIS). Caso não tenha informado seu CPF no Cadastro Único, deverá também informar seu Título de Eleitor ou o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) para o atendimento da concessionária.

A oferta do telefone popular é feita apenas pelas concessionárias do serviço de telefonia fixa local: Brasil Telecom, CTBC Telecom, Oi, Telefônica e Sercomtel. Os telefones de atendimento geral que as concessionárias disponibilizam para atendimento ao cliente são:

  • 10312 - CTBC Telecom
  • 10314 - Oi Região 2 (antiga área de atendimento da Brasil Telecom)
  • 10315 - Telefônica
  • 10331 - Oi Região 1
  • 10343 - Sercomtel