TIM relança app gratuito de mensagens para competir com Viber e WhatsApp

Por Redação | 09 de Abril de 2014 às 13h50

A briga dos aplicativos de mensagens instantâneas acaba de ganhar mais um concorrente de peso. Nesta quinta-feira (9), a operadora TIM relançou o Blah, serviço que antes funcionava apenas para troca de SMS entre usuários e que agora vai competir diretamente com os gigantes WhatsApp e Viber. As informações são da revista Exame.

De acordo com a operadora, o app está disponível para todos os usuários de smartphones Android e iOS, e não é preciso assinar um plano de dados ou ser cliente da empresa. A companhia ainda afirma que antes de lançar o programa realizou testes durante dois meses com 24 mil usuários, que experimentaram o serviço e sugeriram mudanças para melhorar sua utilização.

Na prática, o Blah tem um funcionamento semelhante ao do Skype e Viber, ou seja, é possível integrar serviços de voz, mensagens, videochamadas, chat e ligações por VoIP. Para se conectar e autenticar o aplicativo, é necessário informar o número da linha de telefone ou se logar pelo perfil do Facebook. Feito isso, o app coleta todos os contatos do internauta para facilitar na hora da busca.

Os usuários poderão fazer conversas em grupo de até 100 pessoas, enquanto chamadas em vídeo terão suporte para até quatro usuários simultâneos. Todo o histórico de conversas ficará armazenado em um só lugar, incluindo as mensagens de texto (SMS) que o dono do aparelho receber. Além disso, o programa vai utilizar cores diferentes para identificar três tipos de contatos: 1) se é cliente da TIM, 2) se utiliza o aplicativo e 3) se é usuário de ambos os serviços. Os utilizadores também poderão convidar os amigos para instalar o app.

Segundo a TIM, o Blah é gratuito e as tarifas cobradas correspondem apenas ao tráfego de dados da operadora do usuário. As chamadas tradicionais de voz e o envio de SMS feitos pela rede da operadora também serão tarifados de acordo com o plano utilizado. A companhia também afirma que, além dos smartphones, a plataforma ganhará uma versão para navegadores e tablets. Infelizmente, o Windows Phone não vai receber o app – pelo menos por enquanto.

TIM Blah

(Foto: Divulgação)

O lançamento do Blah se mostra como uma resposta da TIM ao crescimento dos serviços de comunicação integrada que ameaçam o SMS e outras mensagens cobradas de forma independente pelas empresas de telefonia. No início deste ano, um relatório da Strategy Analytics constatou que as pessoas estão deixando o SMS de lado porque estão cada vez mais propensas a usar as ferramentas de conversação oferecidas por lojas como App Store, Google Play ou Windows Store.

Só no ano passado, a receita com mensagens de texto das operadoras do mundo todo caiu pela primeira vez desde que o serviço foi lançado nos celulares, atingindo US$ 104 bilhões (4% a menos na comparação com 2012). A principal queda de utilização do SMS é associada à popularização dos programas de mensagem instantânea, como WhatsApp, Line Messenger e We Chat, que podem reduzir em 20% as receitas com SMS até 2017.

Recentemente, o Viber realizou duas ações promocionais aqui no Brasil que permitiam fazer ligações ilimitadas de graça para todos os telefones fixos e celulares do país e dos Estados Unidos. Desde então, a base de usuários do serviço no território nacional saltou de 10 milhões em janeiro para 15 milhões até o final de março.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.