TIM Brasil e Huawei realizam primeira chamada de voz em alta definição em 4G

Por Redação | 05 de Janeiro de 2015 às 17h19

A TIM Brasil anunciou a conclusão da primeira chamada de alta definição de voz e de vídeo baseada em IMS (IP Multimedia Subsystem) em laboratório bem sucedida. Os testes foram realizados em parceria com a Huawei, fazendo da TIM Brasil a pioneira no desenvolvimento de transmissão de voz sobre a rede 4G através de protocolo IP fim a fim na América do Sul.

Apesar do sucesso dos testes entre as duas empresas, a solução ainda precisa de melhorias na infraestrutura para que possa ser concretizada no Brasil. A cobertura LTE indoor disponível no país precisa ser ampliada, o que deve acontecer com a liberação do uso da banda de 700 MHz.

Leonardo Capdeville, CTO da TIM, ressaltou que o sucesso dos testes em laboratório são um passo importante para que a empresa possa oferecer "a melhor experiência de voz e chamada de vídeo". "A chegada dos serviços em alta definição em voz é a próxima fronteira da quarta geração e estamos ocupando o papel de protagonistas no mercado latino americano ao concluir os testes de rede a partir do Brasil”, declarou o executivo.

De acordo com Capdeville, lançar o 4G na faixa de 700 MHz o quanto antes é uma missão institucional que a TIM pretende realizar para que possa atender às Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro com a nova tecnologia operando com qualidade.

O entrave, no entanto, está por conta das definições do cronograma de digitalização da TV e a rapidez com que será executado o processo de limpeza da faixa de frequência que depende do entendimento entre radiodifusão e operadoras. O problema acontece por conta da coexistência com a TV analógica, que ainda domina boa parte das residências no país.

As chamadas de voz são tratadas como dados e circulam inteiramente dentro do padrão LTE com a tecnologia VoLTE. Esta é baseada no serviço telefônico de multimídia (MMTel). Tal tecnologia é adotada apenas na Coreia e nos Estados Unidos, por enquanto.

O programa de desenvolvimento da TIM Brasil em parceria com a Huawei revelou que o tempo de conexão da tecnologia de Voz sobre LTE é de 1 segundo. Nas tecnologias GSM/WCDMA e OTT VoIP este tempo fica entre 7 e 8 segundos. O VoLTE também oferece maior limpidez na transmissão de voz e vídeos, neste último tornando-o 720 pixels mais realista.

A possibilidade da TIM Brasil aperfeiçoar a oferta deste serviço em toda a América do Sul é maior do que antes, visto que o mercado está recebendo terminais compatíveis com o VoLTE, como o iPhone 6/6 Plus, Samsung S4/S5 e Huawei Mate7.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.