Porto Alegre é a terceira cidade brasileira a receber conexão 4G

Por Redação | 08.03.2013 às 14:00

A operadora Claro anunciou nesta quinta-feira (7), por meio de nota oficial para a imprensa, a chegada da rede de internet móvel da quarta geração a Porto Alegre (RS). A cidade é a terceira no país a receber o 4G depois de Curitiba, no Paraná, e de Recife, em Pernambuco.

Mesmo não sendo sedes dos jogos da Copa das Confederações, que acontece em junho deste ano, Porto Alegre e Curitiba foram eleitas pela operadora como cidades ideiais para realizar os primeiros testes com as novas conexões. A empresa estima que o 4G chegue, em breve, em Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador, que também irão sediar o evento esportivo.

Carlos Zenteno, presidente da Claro, anunciou que os planos de dados do 4G serão vendidos com os mesmos preços da tabela do 3G e como o tráfego de dados é maior do que o 3G, o pacote mínimo do 4G será de 5GB e não de 2GB, como são comercializados os planos da geração anterior. Além disso, o executivo também ressaltou que o acordo de compartilhamento de rede com a Telefônica permitirá o uso conjunto de antenas, torres, sites e redes elétricas, mas não de frequências.