Pesquisadores batem recorde mundial de velocidade de banda larga sem fio

Por Redação | 15.10.2013 às 17:09

Em mais um capítulo da constante saga para velocidades de internet cada vez mais altas, pesquisadores do Fraunhofer Institute for Applied Solid State Physics, em conjunto com o Karlsruhe Institute for Technology, bateram o recorde mundial de transmissão de dados sem fio. Com nada menos do que 40 gigabits por segundo enviados a uma distância de 1 quilômetro, essas são velocidades capazes de bater de frente com a fibra óptica.

fibra otica

Segundo o Engadget, essa velocidade, que necessita de uma frequência de 240 GHz para funcionar (os roteadores domésticos trabalham a 2,4 GHz, tipicamente) não foi projetada para uso doméstico, mas para atender áreas rurais. Essas áreas, geralmente bastante afastadas das cidades e, consequentemente, de sua infraestrutura de transmissão, atualmente utilizam internet via satélite (que é bastante ruim, na maioria dos casos), de forma que esta é uma novidade bem vinda.

Ainda não há uma previsão de quando essa tecnologia será implementada, mas acredtiamos que não vá demorar muito. Afinal, provedores de internet não levam conexões de alta velocidade para áreas rurais devido ao custo de expandir a infraestrutura existente até lá, já que a previsão de retorno de investimento seria de vários anos. Colocando vários transmissores em série, é possível fazê-lo sem grandes investimentos e, mesmo que o tempo de latência seja um pouco maior, as área rurais poderão ter uma experiência próxima de grandes cidades.