Pesquisa da Anatel aponta nível de satisfação dos consumidores brasileiros

Por Redação | 19.04.2013 às 17:49
photo_camera Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (19), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou os resultados da Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários de Telecomunicações no Brasil. Foram aproximadamente 200 mil pessoas entrevistadas em todo o país.

O resultado da pesquisa que visa reunir informações sobre as condições de prestação dos serviços, sob a ótica dos consumidores, mostrou que 46,4% deles estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com os serviços de telefonia fixa residencial no país. 40,7% dos entrevistados disseram que não estão nem satisfeitos nem insatisfeitos com o serviço, enquanto 11% estão insatisfeitos e 1,8% totalmente insatisfeito.

Os entrevistados atribuíram notas a itens relacionados aos serviços, tais como eficiência dos canais de atendimento das prestadoras, clareza das informações, qualidade das ligações, serviços de manutenção, preços e tarifas.

O atendimento dos serviços de telecomunicações foi considerado satisfatório para 30,5% dos entrevistados, enquanto 41,5% disseram não estar nem satisfeitos nem insatisfeitos. A porcentagem de consumidores totalmente satisfeitos foi nula.

Em relação à qualidade das ligações de telefones fixos, 45,4% dos clientes disseram estar totalmente satisfeitos, 33,1% estão satisfeitos, 13,7% nem satisfeitos nem insatisfeitos, 5,5% insatisfeitos e 2,3% totalmente insatisfeitos.

Quando o assunto é dinheiro, 12,2% dos clientes de telefonia fixa residencial estão totalmente satisfeitos, 27,8% satisfeitos, 35,7% indiferentes, 17,4% insatisfeitos e 6,8% totalmente insatisfeitos em relação às tarifas e preços cobrados pelas operadoras.

Nota para as operadoras

Dentre as operadoras que oferecem serviço de telefonia fixa residencial, a GVT revelou o maior número de clientes satisfeitos, com um índice de 67,1%, seguida pela Sercomtel (66,3%) e Embratel (62,5%). Por outro lado, a Telefônica foi a que obteve o pior resultado, com apenas 55,4% dos clientes satisfeitos.